Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10818
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Rivane Neuenschwander: a criação de mapas simbólicos, a participação, a prática de arquivo e o cruzamento de fronteiras nas artes visuais
Author(s)/Inventor(s): Blanc, Michaela Antunes
Advisor: Bartholomeu, Cezar Tadeu
Abstract: Esta pesquisa se propõe a discutir a presença de mapas e os territórios simbólicos na produção de trabalhos da artista mineira Rivane Neuenschwander. O estudo se norteia a partir de sua ligação com tradições da arte contemporânea brasileira e norte-americana, principalmente os movimentos ligados à participação do espectador na obra. Estão pautadas neste texto a ideia de colaboração e o envolvimento do espectador como figura ativadora e fundamental para o acontecimento da obra. O propósito de articular entendimentos sobre como a artista desdobra sua prática relacionando-a a herança dos movimentos artísticos organizados durante os anos de 1960 e 1970, costurando-os a uma percepção atual sobre a noção de territorialização, dentro do campo da arte contemporânea. Entendendo seu trabalho a partir da geração de 1990 como reflexo da globalização, apontando semelhanças e diferenças entre trabalhos de Neuenschwander, a pesquisa busca construir diálogos que estimulem o desenvolvimento do campo teórico da arte contemporânea no Brasil situando a produção da artista numa agenda de caráter político e de interesse internacional. O método usado conta com o uso de referências bibliográficas produzidas e publicadas em diferentes partes do globo, análise de imagens de obras, vídeos, artigos e uma curta entrevista produzida com o teórico Earl Miller sobre o tema, realizada para inclusão neste texto.
Keywords: Rivane Neuenschwander
Território
Mapa
Arte brasileira
Fronteira
Migração
Participação
Arquivo
Arte contemporânea
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Oct-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BLANC, Michaela Antunes. Rivane Neuenschwander: A criação de mapas simbólicos, a participação, a prática de arquivo e o cruzamento de fronteiras nas artes visuais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MABlanc.pdf31.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.