Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10863
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dc.contributor.advisorKetzer, Luisa Andrea-
dc.contributor.authorCaldeira, Daniel de Assis-
dc.date.accessioned2019-12-11T18:20:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:31Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Daniel de Assis. O jogo como estratégia para facilitar o ensino de sistema digestório no ensino médio. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10863-
dc.description.abstractMaking the class interesting is one of the greatest challenges for teachers, especially with the influence the vast amount of outside stimulus has on the student today. The teaching process is linked to the role of the teacher as a socializing agent and a promoter of the search for knowledge. The National Common Curricular Base encourages the production of varied teaching tools that can benefit learning and make it meaningful and enjoyable for the student. As play activities do not involve pressure, they have high motivating power and generates an environment conducive to learning, being possibly used in the most different moments, to start a topic, as a way to improve knowledge retention or even to evaluate the learning process. These playful-nature activities at schools increase the cognitive development, foster the resolution of problems, the interaction, the cooperation, the immersion in the content, sharpen the curiosity, enhancing the construction of the knowledge. Bearing in mind the difficulties and lack of interest of students in class, the objective of this paper was to build a board game to help the teaching of the digestive system in high school, facilitating and motivating the development of this content and contributing to a more dynamic class. The intention of the game was to approach the physiology and anatomy of the digestive system, as well as subjects related to this system that are of interest to young people, through information contained in cards and by generating discussion among team members. The game will be available on educational websites in print and play format, being a unique way of starting the studies of human physiology and a useful educational tool for the teaching of digestive system in high school. Key-words: teaching, learning, game, digestive system.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectSistema digestóriopt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.titleO jogo como estratégia para facilitar o ensino de sistema digestório no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe game as a strategy to facilitate digestive system teaching in high schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8025795027871539pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2279726206715822pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5073249089832251pt_BR
dc.contributor.referee2Bouts, Denise Marie Delgado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8382767174779299pt_BR
dc.description.resumoUm dos maiores desafios para o professor é tornar a aula interessante, principalmente com a imensa quantidade de estímulos externos que influenciam o estudante do presente. O processo de ensino está atrelado ao papel do professor como agente socializador e fomentador da busca pelo conhecimento. A Base Nacional Comum Curricular estimula a produção de ferramentas didáticas variadas que possam auxiliar a aprendizagem e torná-la significativa e agradável para o educando. A atividade lúdica, por ser livre de pressões, possui alto poder motivador e gera um ambiente propício à aprendizagem, com isso pode ser utilizada nos mais diferentes momentos, iniciando um tema, como forma de fixação ou até mesmo como avaliação do processo de aprendizagem. O lúdico na escola aumenta o desenvolvimento cognitivo, fomenta a resolução de problemas, a interação, a cooperação, a imersão no conteúdo, aguça a curiosidade, potencializando a construção do conhecimento. Tendo em vista as dificuldades e o desinteresse dos alunos pela aula, o objetivo deste trabalho foi construir um jogo de tabuleiro para auxiliar o ensino de sistema digestório no ensino médio, facilitando e motivando o desenvolvimento deste tema e contribuindo para uma aula mais dinâmica. A pretensão do jogo foi trabalhar a fisiologia e a anatomia do sistema digestório, assim como assuntos referentes a esse sistema que sejam de interesse dos jovens, através de informações contidas em cartas e promovendo a discussão entre os integrantes da equipe. O jogo será disponibilizado em sites educacionais, em formato “print and play”, sendo um diferencial para iniciar os estudos de fisiologia humana e uma ferramenta pedagógica útil para o ensino de sistema digestório no ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA::ANATOMIA::ANATOMIA HUMANApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ensino de Biologia

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