Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10863
Especie: Dissertação
Título : O jogo como estratégia para facilitar o ensino de sistema digestório no ensino médio
Otros títulos: The game as a strategy to facilitate digestive system teaching in high school
Autor(es)/Inventor(es): Caldeira, Daniel de Assis
Tutor: Ketzer, Luisa Andrea
Resumen: Um dos maiores desafios para o professor é tornar a aula interessante, principalmente com a imensa quantidade de estímulos externos que influenciam o estudante do presente. O processo de ensino está atrelado ao papel do professor como agente socializador e fomentador da busca pelo conhecimento. A Base Nacional Comum Curricular estimula a produção de ferramentas didáticas variadas que possam auxiliar a aprendizagem e torná-la significativa e agradável para o educando. A atividade lúdica, por ser livre de pressões, possui alto poder motivador e gera um ambiente propício à aprendizagem, com isso pode ser utilizada nos mais diferentes momentos, iniciando um tema, como forma de fixação ou até mesmo como avaliação do processo de aprendizagem. O lúdico na escola aumenta o desenvolvimento cognitivo, fomenta a resolução de problemas, a interação, a cooperação, a imersão no conteúdo, aguça a curiosidade, potencializando a construção do conhecimento. Tendo em vista as dificuldades e o desinteresse dos alunos pela aula, o objetivo deste trabalho foi construir um jogo de tabuleiro para auxiliar o ensino de sistema digestório no ensino médio, facilitando e motivando o desenvolvimento deste tema e contribuindo para uma aula mais dinâmica. A pretensão do jogo foi trabalhar a fisiologia e a anatomia do sistema digestório, assim como assuntos referentes a esse sistema que sejam de interesse dos jovens, através de informações contidas em cartas e promovendo a discussão entre os integrantes da equipe. O jogo será disponibilizado em sites educacionais, em formato “print and play”, sendo um diferencial para iniciar os estudos de fisiologia humana e uma ferramenta pedagógica útil para o ensino de sistema digestório no ensino médio.
Resumen: Making the class interesting is one of the greatest challenges for teachers, especially with the influence the vast amount of outside stimulus has on the student today. The teaching process is linked to the role of the teacher as a socializing agent and a promoter of the search for knowledge. The National Common Curricular Base encourages the production of varied teaching tools that can benefit learning and make it meaningful and enjoyable for the student. As play activities do not involve pressure, they have high motivating power and generates an environment conducive to learning, being possibly used in the most different moments, to start a topic, as a way to improve knowledge retention or even to evaluate the learning process. These playful-nature activities at schools increase the cognitive development, foster the resolution of problems, the interaction, the cooperation, the immersion in the content, sharpen the curiosity, enhancing the construction of the knowledge. Bearing in mind the difficulties and lack of interest of students in class, the objective of this paper was to build a board game to help the teaching of the digestive system in high school, facilitating and motivating the development of this content and contributing to a more dynamic class. The intention of the game was to approach the physiology and anatomy of the digestive system, as well as subjects related to this system that are of interest to young people, through information contained in cards and by generating discussion among team members. The game will be available on educational websites in print and play format, being a unique way of starting the studies of human physiology and a useful educational tool for the teaching of digestive system in high school. Key-words: teaching, learning, game, digestive system.
Materia: Ensino e Aprendizagem
Jogos
Sistema digestório
Teaching and learning
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA::ANATOMIA::ANATOMIA HUMANA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Unidade de producción: Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 6-jun-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CALDEIRA, Daniel de Assis. O jogo como estratégia para facilitar o ensino de sistema digestório no ensino médio. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.
Aparece en las colecciones: Ensino de Biologia

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