Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10882
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ideação suicida e saúde coletiva no Brasil: pesquisa exploratória e elucubrações acerca do profissional sanitarista na prevenção de comportamentos suicidas
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Maria Eduarda Brandão Mendes de
Orientador: Costa, Alexandre da Silva
Coorientador: Unger, Roberto José Gervásio
Resumo: O suicídio – ato deliberado por um ser contra a si mesmo, cuja finalidade é a extirpação de sua própria existência – constitui-se como grave problema de saúde pública no mundo. Nessa perspectiva, a Organização Mundial de Saúde (OMS), através do Plano de Ação para Saúde Mental (2013 – 2020), firmou um acordo com 177 países, no qual o Brasil é signatário, para redução das taxas de suicídio. Assim sendo, é fundamental conhecer as alternativas capazes de reduzir as taxas de mortalidade deste. Para tal, faz-se imperioso compreender que existem comportamentos suicidas, que permeiam o indivíduo antes do ato suicida propriamente dito. No tocante a este trabalho, destaca-se em especial a ideação suicida, uma vez que a diminuição da mortalidade de suicídio dar-se-á em primeira instância pela diminuição da morbidade dos comportamentos suicidas – ideação e tentativa. Não obstante, através da revisão bibliográfica no corte temporal de vinte anos (1998 – 2018), busca-se aproximar essa discussão do campo de estudos da Saúde Coletiva e do profissional sanitarista. Os resultados indicam quatro abordagens sobre a ideação suicida: tentativa de delineamento teórico-conceitual; fatores de risco e proteção associados; instrumentos de detecção; manejo clínico, níveis de ideação e redes de atenção. Por fim, são evidenciados pontos cruciais de semelhanças e disparidades encontradas nos estudos e em quais aspectos possuem ou não articulação com a hipótese e os objetivos levantados.
Palavras-chave: Saúde mental
Saúde pública
Suicídio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::MEDICINA PREVENTIVA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Jan-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, M. E. B. M. P. Ideação suicida e saúde coletiva no Brasil: pesquisa exploratória e elucubrações acerca do profissional sanitarista na prevenção de comportamentos suicidas. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEBMPLIMA.pdf762.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.