Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMiranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de-
dc.contributor.authorMazzuca, Rodrigo-
dc.date.accessioned2016-11-10T13:43:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:06Z-
dc.date.issued2011-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1089-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBiblioteca Públicapt_BR
dc.subjectWeb sitespt_BR
dc.titleIniciativas de marketing em websites de bibliotecas nacionais e norte-americanas: um estudo comparativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Maria Irene da Fonseca e-
dc.contributor.referee2Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza-
dc.description.resumoMarketing, entendido como o processo através do qual passamos a conhecer e compreender nossos clientes, apresenta-se como importante ferramenta utilizada por gestores, tanto na área de produtos como de serviços. O Marketing bem aplicado permite melhorar os serviços prestados pelas Unidades de Informação. Com o rápido desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente através do uso da Internet, com a Web 2.0, verifica-se a possibilidade de aproximação com clientes reais e potenciais. Este estudo tem como objetivo investigar, analisar e comparar as iniciativas de marketing em websites de bibliotecas públicas nacionais e de bibliotecas públicas norteamericanas, considerando-se a existência do próprio website como uma estratégia de divulgação importante. Esta análise pretende identificar exemplos práticos que evidenciem atitudes de marketing por parte dos profissionais bibliotecários no que tange à adoção de uma orientação voltada para o mercado, a promoção e diferentes estratégias adotadas. Questões como a existência de missão definida, papéis, slogans, logomarcas e outras formas de divulgação são identificadas e analisadas, de maneira que seja possível estabelecer o grau de atenção disponibilizado pelos bibliotecários a essa prática que ganha cada vez mais espaço no mercado da informação no século XXI. O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo empírico, comparativo envolvendo a análise de websites da principal biblioteca pública de cada Estado Brasileiro e da principal biblioteca pública de cada Estado Norte- Americano totalizando setenta e sete bibliotecas pesquisadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Rodrigo Mazzuca.pdf568.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.