Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1089
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Iniciativas de marketing em websites de bibliotecas nacionais e norte-americanas: um estudo comparativo
Autor(es)/Inventor(es): Mazzuca, Rodrigo
Orientador: Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de
Resumo: Marketing, entendido como o processo através do qual passamos a conhecer e compreender nossos clientes, apresenta-se como importante ferramenta utilizada por gestores, tanto na área de produtos como de serviços. O Marketing bem aplicado permite melhorar os serviços prestados pelas Unidades de Informação. Com o rápido desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente através do uso da Internet, com a Web 2.0, verifica-se a possibilidade de aproximação com clientes reais e potenciais. Este estudo tem como objetivo investigar, analisar e comparar as iniciativas de marketing em websites de bibliotecas públicas nacionais e de bibliotecas públicas norteamericanas, considerando-se a existência do próprio website como uma estratégia de divulgação importante. Esta análise pretende identificar exemplos práticos que evidenciem atitudes de marketing por parte dos profissionais bibliotecários no que tange à adoção de uma orientação voltada para o mercado, a promoção e diferentes estratégias adotadas. Questões como a existência de missão definida, papéis, slogans, logomarcas e outras formas de divulgação são identificadas e analisadas, de maneira que seja possível estabelecer o grau de atenção disponibilizado pelos bibliotecários a essa prática que ganha cada vez mais espaço no mercado da informação no século XXI. O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo empírico, comparativo envolvendo a análise de websites da principal biblioteca pública de cada Estado Brasileiro e da principal biblioteca pública de cada Estado Norte- Americano totalizando setenta e sete bibliotecas pesquisadas.
Palavras-chave: Marketing
Biblioteca Pública
Web sites
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rodrigo Mazzuca.pdf568.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.