Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10908
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O papel da organicidade para o MST: uma análise a partir do assentamento Vale da Esperança, Santa Teresa (ES)
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Joselma Maria
Tutor: Wellen, Henrique André Ramos
Resumen: Aborda o papel da organicidade para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), enquanto espaço de participação democrática e orgânica dos sujeitos protagonistas das lutas desenvolvidas pelo Movimento. Sistematiza o processo da gênese e desenvolvimento do MST nacional, no Espirito Santo e analisa a experiência organizativa do Assentamento Vale da Esperança, situado no município de Santa Teresa (ES), com ênfase no paradigma da nova organicidade. As mudanças política, social e econômica vivenciadas atualmente no país, agravada pelo avanço e a crise do capitalismo, produzem impactos diretos nas organizações sociais dos trabalhadores no campo e na cidade. Em se tratando do MST, o processo de organicidade não está imune aos impactos desse sistema e, nesse contexto, apresenta-se como necessidade pesquisar sobre a atualidade e determinações do funcionamento da estrutura organizativa do MST. Metodologicamente foram desenvolvidas várias pesquisas: documental, bibliográfica e de campo. Esta última, a partir de entrevistas semiestruturadas com um grupo de famílias do assentamento Vale da Esperança. A escolha dos/as onze entrevistados/as ocorreu após a estratificação das famílias residentes a partir das formas de inserção no assentamento, a saber: meeiros, agregados, ocupação e compra e troca. As análises a partir da experiência do processo de organicidade do assentamento apresenta em certa medida, fragmentação no funcionamento da estrutura organizativa do MST, ocasionada pela insuficiência na participação das famílias nas instâncias de base (núcleos, setores e coordenação), e pela ausência de processos contínuos de formação da consciência social e política das famílias na perspectiva do fortalecimento da organicidade enquanto estratégia de luta do MST.
Materia: Movimentos sociais
Reforma agrária
Política social
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 23-nov-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PEREIRA, Joselma Maria. O papel da organicidade para o MST: uma análise a partir do assentamento Vale da Esperança – Santa Teresa – ES. 2015. 91 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JMPereira.pdf885.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.