Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10919
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O Rio de Janeiro no mercado mundial de cidades: um estudo sobre os impactos na comunidade Tavares Bastos
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Ana Luiza Wiezzer
Lima, Jeanine Magalhães de
Tutor: Maia, Rosemere Santos
Resumen: Análise de como a comunidade Tavares Bastos, situada no bairro do Catete, tem sido afetada, ao longo da última década, por intervenções que, em linhas gerais, buscam inserir o Rio de Janeiro no que se convencionou chamar de “mercado mundial de cidades”, tornando a cidade vendável e competitiva. É patente que o Rio de Janeiro vem sendo alvo de grandes transformações, onde uma nova concepção de cidade e de planejamento urbano vem redefinindo a cidade de acordo com os interesses do capital. A atual organização territorial e os processos econômicos, políticos, culturais e ideológicos que marcam a contemporaneidade alteram significativamente os fluxos e usos dos espaços da cidade, com tendência à (re) valorização de determinadas áreas, muitas delas – como o próprio bairro do Catete – marcadas, por anos a fio, pela obsolescência/degradação. As localidades de habitação popular, situadas em áreas valorizadas pelo capital imobiliário, têm sido o principal alvo dessas ações. Renovação, revitalização, reurbanização entre outros discursos respaldam a atuação do poder público, submetendo a população mais empobrecida a sérias violações de direitos. Muitas dessas áreas/comunidades populares também têm sido “cobiçadas” pelo mercado de turismo, o que faz de muitas favelas destinos de pessoas de todos os lugares do mundo, interessadas em experimentar o “exótico”, conhecer outras facetas que a cidade tem a oferecer. A comunidade Tavares Bastos vem, ao longo dos anos, passando por transformações, o que demonstra sua não imunidade a todos esses processos que ocorrem na Cidade. Isto posto, pretendemos através dessa comunicação analisar as intervenções que marcam a referida comunidade e o bairro do Catete, bem como seus impactos sobre o cotidiano dos moradores do morro, confrontando os diversos interesses que se colocam em disputa no que se refere à produção e uso do espaço urbano, onde se constata a expansão do fluxo de turistas, de novos investidores, confrontado com perdas significativas vividas pelos segmentos populares que, em muitas situações, não têm como se manter na área em função do aumento dos preços das moradias, dos serviços, além de toda sorte de violência e violação de direitos a que são submetidos cotidianamente. Para alcançarmos nossos objetivos, utilizamo-nos de observações sistemáticas, pesquisa bibliográfica e documental, recurso material audiovisual e entrevistas, instrumentais que se mostraram fundamentais para o desvelamento de tão complexas relações.
Materia: Planejamento territorial urbano
Política urbana
Favelas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA HABITACAO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Ana Luiza Wiezzer; LIMA, Jeanine Magalhães de. O Rio de Janeiro no mercado mundial de cidades: um estudo sobre os impactos na comunidade Tavares Bastos. 2015. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Wiezzer E Lima.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.