Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10924
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Notas sobre o trabalho social com adolescentes em conflito com a lei: parâmetros e perspectivas em debate
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Fernanda Gama da Silva
Mota, Mayara Luiz da
Tutor: Garcia, Joana Angélica Barbosa
Resumen: O presente debate, por meio da observação do trabalho social desenvolvido com adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medida socioeducativa, a reprodução histórica da violência ora protagonizada e focalizada atualmente nesta parcela da população juvenil. Para realizar este estudo, foram mobilizados os seguintes procedimentos metodológicos: observação participante, entrevista, grupo focal, leitura de artigos na plataforma de pesquisa SCIELO, assim como textos de disciplinas diversas que formam a grade curricular do curso de Serviço Social. A pesquisa realizada resultou em considerações variadas sobre a ambiguidade entre a modernidade e o atraso. Este segmento da sociedade, embora tenha alcançado direitos formais inequívocos, ainda é objeto de uma visão deformada e conservadora por parte de certos atores da sociedade, que os vê como caso de polícia, de repressão, de punição e exclusão social. Concomitante a esta análise, observamos como a prática coercitiva e policialesca se perpetua inclusive entre estes adolescentes, pois são intolerantes e punitivos consigo mesmos, reproduzindo a lógica perversa que vivenciam cotidianamente.
Materia: Medida sócio-educativa
Assistência social
Adolescentes
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RODRIGUES, Fernanda Gama da Silva; MOTA, Mayara Luiz da. Notas sobre o trabalho social com adolescentes em conflito com a lei: parâmetros e perspectivas em debate. 2015. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RODRIGUES e MOTA.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.