Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10926
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O uso da esterilização feminina como método contraceptivo nas mulheres brasileiras casadas ou unidas
Autor(es)/Inventor(es): Martins, Vivian Chagas
Tutor: Oliveira, Zuleica
Resumen: Análise comparativa a cerca do comportamento contraceptivo das mulheres brasileiras, com foco na prática da esterilização feminina. A fim de desenvolver essa temática, é necessário resgatar a trajetória do planejamento familiar no Brasil, ressaltando a importância da atuação do movimento feminista na conquista do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e dos direitos sexuais e reprodutivos. A metodologia utilizada consiste em analisar os dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher – 1996 e 2006 a fim de promover uma comparação de natureza quantitativa acerca do uso da esterilização feminina em mulheres casadas ou unidas que fizeram uso da laqueadura tubária como método contraceptivo, utilizando a Lei 9.263/96, conhecida como lei do planejamento familiar como marco. São analisados o peso da esterilização como método contraceptivo no Brasil no conjunto das mulheres casadas ou unidas e o efeito da escolarização no uso dos métodos contraceptivos no Brasil, também, no conjunto de mulheres casadas ou unidas. Como resultado dessa análise observa-se uma diminuição no uso da esterilização como método contraceptivo entre os anos de 1996 e 2006. No entanto, a categoria das mulheres sem instrução (na variável anos de estudo) mostra um sútil aumento no uso da esterilização como anticoncepção entre 1996 e 2006.
Materia: Planejamento familiar
Esterilização
Direitos sexuais e reprodutivos
Anticoncepção
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MARTINS, Vivian Chagas. O uso da esterilização feminina como método contraceptivo nas mulheres brasileiras casadas ou unidas. 2015. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VCMartins.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.