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dc.contributor.advisorDal Moro, Maristela-
dc.contributor.authorBarreto, Elizete Carvalho Fagundes-
dc.date.accessioned2019-12-20T23:14:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARRETO, Elizete Carvalho Fagundes. O MATOPIBA e as comunidades camponesas: contradições e invisibilidade. 2016. 96 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10936-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectQuestão agráriapt_BR
dc.titleO MATOPIBA e as comunidades camponesas: contradições e invisibilidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8789334302617243pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho faz uma reflexão acerca do agronegócio, suas leis, sua origem e sua importância para o sistema de produção capitalista, como se consolidou no território brasileiro, e, especialmente como vem ganhando força na contemporaneidade, no bioma cerrado da região Nordeste e parte do cerrado da região Norte, com a implementação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário para a região que foi denominada de MATOPIBA, denominação criada usando as primeiras letras dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, Estados que estão inseridos nesse programa. Pretende-se tratar quais os impactos desse Programa no extremo Oeste do Estado da Bahia e como este vem ampliando ainda mais os conflitos com as comunidades tradicionais de Fechos de Pastos. Busca fazer uma reflexão, de que tipo de desenvolvimento o Estado brasileiro, capturado pelo capital, tem imposto aos povos, sobretudo, aos nordestinos, sua intencionalidade, a quem beneficia e como ficam as populações afetadas por este modelo. Deste modo, este estudo busca resgatar elementos históricos, que incidem na formação do que hoje está sendo proposto para as comunidades Tradicionais de Fechos de Pastos, e para o campesinato como um todo e como a proposta ameaça a vida e o território das comunidades camponesas que existem nas áreas do bioma cerrado dos Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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