Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10937
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As marcas da longa institucionalização face ao projeto de desinstitucionalização: implicações na vida dos sujeitos
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Harielle dos Santos
Orientador: Repetti, Gustavo Javier
Resumo: O presente trabalho busca compreender o processo da longa institucionalização e o momento de desinstitucionalização no primeiro Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico do Rio de Janeiro – Heitor Carrilho. Abordam-se as contradições oriundas de uma instituição asilar que sob o véu do tratamento psiquiátrico oculta o caráter punitivo desta intervenção junto ao louco-infrator. Dá-se visibilidade às sequelas que a longa institucionalização constrói na vida dos sujeitos, bem como a fragilidade das políticas públicas existentes nesse campo e os limites e possibilidades que a desinstitucionalização oferece.
Palavras-chave: Políticas públicas
Reforma psiquiátrica
Desinstitucionalização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ROCHA, Harielle dos Santos. As marcas da longa institucionalização face ao projeto de desinstitucionalização: implicações na vida dos sujeitos. 2015. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HSRocha.pdf893.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.