Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/10940
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de | - |
dc.contributor.author | Maia, Adriane Elise | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-26T22:31:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10940 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Visitas orientada | pt_BR |
dc.title | Atuação dos professores durante visitas escolares a um centro de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8926113379972122 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8097335940777913 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo Neto, Waldmir Nascimento | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando as potencialidades educativas e as especificidades da aprendizagem em Espaços não Formais de Educação (ENFE), este trabalho tem por objetivo investigar o comportamento e as impressões do professor que acompanha a turma de alunos visitantes ao Espaço COPPE Miguel de Simoni – Tecnologia e Desenvolvimento Humano, pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A investigação foi feita com base no trabalho de Tal e Steiner (2006) desenvolvido no Centro de Educação em Ciências do Museu Nacional de Ciências, Tecnologia e Espacial de Israel, onde os autores classificaram o comportamento do professor como participativo (PAR), disciplinador (DIS) ou passivo (PAS). A metodologia utilizada envolveu entrevistas semi-estruturadas, observações não participantes e aplicação de questionário aos professores. Foram analisados 13 professores durante 13 visitas realizadas entre os meses de agosto e novembro de 2015. Dos 13 professores, apenas seis lecionavam para a turma visitante. Os demais não tiveram a oportunidade de realizar atividades pré e pós-visita. Apenas três realizaram atividades pré-visita e seis relataram pretender realizar atividades pós-visita. Quanto ao comportamento dos professores investigados, sete foram classificados como PAR, três como DIS e três como PAS. Para seis professores o comportamento observado coincidiu com a percepção própria. Quanto a intenção em realizar atividades pós-visita, apenas três professores relataram pretender realizar atividades após a visita. Este estudo revelou que parte dos professores investigados, apesar de reconhecerem a importância da visita a ENFE, desconhece as especificidades da aprendizagem nestes ambientes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adriane Elise Maia.pdf | 175.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.