Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/10940
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Atuação dos professores durante visitas escolares a um centro de ciências |
Autor(es)/Inventor(es): | Maia, Adriane Elise |
Tutor: | Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de |
Resumen: | Considerando as potencialidades educativas e as especificidades da aprendizagem em Espaços não Formais de Educação (ENFE), este trabalho tem por objetivo investigar o comportamento e as impressões do professor que acompanha a turma de alunos visitantes ao Espaço COPPE Miguel de Simoni – Tecnologia e Desenvolvimento Humano, pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A investigação foi feita com base no trabalho de Tal e Steiner (2006) desenvolvido no Centro de Educação em Ciências do Museu Nacional de Ciências, Tecnologia e Espacial de Israel, onde os autores classificaram o comportamento do professor como participativo (PAR), disciplinador (DIS) ou passivo (PAS). A metodologia utilizada envolveu entrevistas semi-estruturadas, observações não participantes e aplicação de questionário aos professores. Foram analisados 13 professores durante 13 visitas realizadas entre os meses de agosto e novembro de 2015. Dos 13 professores, apenas seis lecionavam para a turma visitante. Os demais não tiveram a oportunidade de realizar atividades pré e pós-visita. Apenas três realizaram atividades pré-visita e seis relataram pretender realizar atividades pós-visita. Quanto ao comportamento dos professores investigados, sete foram classificados como PAR, três como DIS e três como PAS. Para seis professores o comportamento observado coincidiu com a percepção própria. Quanto a intenção em realizar atividades pós-visita, apenas três professores relataram pretender realizar atividades após a visita. Este estudo revelou que parte dos professores investigados, apesar de reconhecerem a importância da visita a ENFE, desconhece as especificidades da aprendizagem nestes ambientes. |
Materia: | Ensino de química Divulgação científica Escolas Visitas orientada |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 14-dic-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriane Elise Maia.pdf | 175.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.