Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10944
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Violência doméstica contra criança: a violação de seus direitos
Autor(es)/Inventor(es): Mello, Luciano Ramalho
Tutor: Morgado, Rosana
Resumen: O presente estudo enfoca a violência doméstica contra criança e a violação de seus direitos. Assim, foi definido o seguinte objetivo: dentro de um recorte discutir e identificar os principais tipos de violência para com criança e adolescentes, e os fatores causadores da mesma. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de autores com conhecimentos específicos do tema, com abordagem qualitativa, trabalhando assim com o universo de significados, crenças, valores e atitude, destacando a problemática da violência doméstica contra a criança. Apesar do grande número de crianças e adolescentes vítimas de violência noticiadas pelos órgãos públicos, sabe-se que, infelizmente, há um número desconhecido de eventos que não chegam e/ou não são reconhecidos pelos órgãos. Se há dificuldades em lidar com a problemática da violência praticada contra crianças e adolescentes, maior ainda se torna o desafio de compreendê-la enquanto violação de direitos de cidadania, entendidos como direitos fundamentais e necessários à sobrevivência da população. Assim sendo, o enfrentamento à violência contra a criança deve vislumbrar tanto o plano cultural, concretizando a ideia de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos em desenvolvimento, quanto à eficácia e eficiência das políticas públicas atualmente ofertadas.
Materia: Políticas públicas
Violência doméstica
Violência contra o menor
Família
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MELLO, Luciano Ramalho. Violência doméstica contra criança: a violação de seus direitos. 2014. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMello.pdf677.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.