Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10953
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Uma aproximação crítica sobre drogas e estratégias de enfrentamento no município de São João de Meriti
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Priscila Figueiredo de Azevedo dos
Tutor: Garcia, Joana Angélica Barbosa
Resumen: O presente trabalho buscou compreender o debate polissêmico sobre drogas, de acordo com cada contexto societário e segundo os seus significados socioculturais. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de fontes primárias e secundárias, investigando a construção histórica do termo droga e do uso abusivo dos psicoativos. Este trabalho aborda a construção do proibicionismo e como as legislações antidrogas foram formuladas no Brasil, com base em autores e abordagens distintos. A partir de uma pesquisa de campo realizada no município de São João de Meriti, buscamos problematizar algumas questões relativas ao uso abusivo de drogas neste território, tais como: o perfil dos usuários de drogas atendidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, até que ponto a execução da política pública sobre drogas no município de São João de Meriti é respaldada por um discurso de proibicionismo às drogas ilícitas e como este fato pode repercutir no trabalho executado pelos profissionais que atuam na implementação das políticas públicas sobre drogas.
Materia: Políticas públicas
Direitos humanos
Saúde mental
Drogas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Priscila Figueiredo de Azevedo. Uma aproximação crítica sobre drogas e estratégias de enfrentamento no município de São João de Meriti. 2014. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PFASantos.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.