Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11013
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gênero e uso de drogas: a demanda de cuidados entre mulheres num serviço de saúde mental
Autor(es)/Inventor(es): Couto, Caroline Domingues
Orientador: Nicacio, Erimaldo Matias
Resumo: Investiga a relação entre mulheres e demanda de cuidados nos serviços de Saúde Mental, a partir da visão dos profissionais. Por isso, o tema perpassa o gênero, o uso de drogas e acesso a serviços especializados de Saúde Mental. Para tal, estruturou-se a monografia em três capítulos. No primeiro, falaremos da construção do gênero, isto é, como se foi desenvolvendo a temática em seus períodos históricos e sua influência na elaboração deste. No segundo, sua correlação com as drogas e o sexo feminino, apesar das pesquisas apontarem uma relação de uso e abuso maior entre o sexo masculino; e por fim a discussão dos dispositivos de Saúde Mental e seus profissionais, e como estes estão lidando com os elementos para elaborar uma mudança na demanda dos serviços. Tendo por hipótese que as mulheres usuárias de drogas possuem diferenças significativas, no que se refere ao uso, diagnóstico, busca e adesão ao tratamento em relação ao sexo oposto. Isto porque as questões de gênero que a cercam são anteriores à ela e atingem toda a sociedade ao seu redor. Por isso é de grande importância trazer esta temática para discussão, tendo em vista que ela ainda é pouco debatida nos locais de referência.
Palavras-chave: Saúde mental
Assistência social
Gênero
Drogas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COUTO, Caroline Domingues. Gênero e uso de drogas: a demanda de cuidados entre mulheres num serviço de saúde mental. 2015. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CDCouto.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.