Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeher, Elizabeth Menezes Teixeira-
dc.contributor.authorCarvalho, Maurício de-
dc.date.accessioned2016-11-16T16:10:00Z-
dc.date.available2016-11-18T03:00:21Z-
dc.date.issued2011-06-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1101-
dc.description.abstractThe changes experienced by society, since the late 1990s, with the introduction of Information and Communication Technology (ICT) in daily life is also felt in school. The use of these technological tools is bringing other possibilities to the daily tasks of teachers, and much has been discussed about its incorporation into teaching processes. It is from the dissemination of these tools in school that this work was drawn up, and it had as objective to study the use of the platform Moodle as auxiliary to the high school classroom. The object of study was delimited from the difficulties presented by a professor of Portuguese Language in a school in the public network of Rio de Janeiro. Then, a course was created on the Learning Management System – Moodle – with the intention to help the students to overcome their difficulties in the assimilation of the specific contents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídias na educaçãopt_BR
dc.subjectMedia educationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleA utilização da plataforma Moodle como recurso ao Ensino Médio presencial: aproximando distânciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9566457444383116pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Marcus Vinícius da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7374980263691850pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Lucia Helena Pralon de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2425516550786299pt_BR
dc.description.resumoAs transformações por que passam a sociedade, como um todo, desde o final dos anos 1990, com a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano das pessoas também se faz sentir no âmbito escolar. A utilização dessas ferramentas tecnológicas vem mudando as perspectivas do fazer cotidiano de professores, e muito se tem discutido a respeito de sua incorporação aos processos pedagógicos. É a partir da difusão dessas ferramentas na escola que este trabalho foi elaborado, e se teve como objetivo estudar a utilização da plataforma Moodle como auxiliar ao ensino médio presencial. O objeto de estudo foi delimitado a partir de dificuldades apresentadas por uma professora de Língua Portuguesa de uma escola de ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro. A partir daí, foi montado um curso na Plataforma de EAD Moodle para ser um momento auxiliar às aulas presenciais, colaborando para que os alunos superassem suas dificuldades na assimilação de conteúdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Tecnologia Educacional para a Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Mídias na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
778096.pdf2,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.