Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11020
Tipo: Dissertação
Título: Considerações sobre o uso do catálogo de obras raras na Biblioteca Nacional: subsídios para viabilizar a automação do catálogo principal e otimizar o atendimento ao público local e a outras bibliotecas
Autor(es)/Inventor(es): Gauz, Valéria
Orientador: Figueiredo, Nice Menezes de
Resumo: Apresenta-se um histórico da Biblioteca Nacional do Brasil e da questão das obras raras, tanto do ponto de vista técnico quanto do administrativo, e também a situação das coleções de obras raras de outras bibliotecas no país para as quais a Biblioteca Nacional presta assistência técnica. Para embasamento teórico da pesquisa, levantou-se a história dos catálogos, da catalogação, e os estudos de uso de catálogo, no exterior e no Brasil. O estudo foi realizado tendo como objetivos determinar como o usuário da Divisão de Obras Raras (DIORA) utiliza o catálogo, visando a melhoria no atendimento e, principalmente, a automação do catálogo. Paralelamente, procurou-se verificar a real situação de outras coleções de livros raros no país para melhor adequar o assessoramento que a Biblioteca Nacional oferece. Os resultados do estudo demonstraram que a forma como vem sendo realizada a catalogação em planilha nos últimos 8 anos (livros dos séculos XVI e XVII) e extremamente detalhada e pode não atender as necessidades de informação dos usuários quando colocadas no catálogo automatizado. Quanto as outras coleções do país, observou-se que ainda estão em estágio de identificação e tratamento técnico, necessitando de orientação básica quanto aos serviços que uma seção de obras raras deve oferecer aos seus usuários. Recomendações são feitas, entre outras, para que a catalogação de livros raros da Biblioteca Nacional seja repensada no sentido de atender as reais necessidades de informação dos usuários, isto é, deve ter em vista a simplificação como finalidade de automação, que e a tendência registrada na literatura estrangeira. Em relação as outras coleções brasileiras, recomenda-se uma reformulação nos serviços do PLANOR no que diz respeito aos aspectos técnicos e administrativos tendo em vista a otimização da assessoria que a Biblioteca Nacional presta a essas bibliotecas.
Resumo: A brief history of the National Library of Brazil is presented as well as some issues related to rare books collections in the country. A study on the development of catalogs and cataloging including catalog use - based on national and international approaches - pinpoints major findings to back the research. The work also contemplates users’ study identifying traits and trends aiming to collect meaningful data for automation and service betterment purposes. At the same time, a questionnaire was sent to other rare books collections in the country in otherto assess their actual situation The results of the study showed that the way cataloging has been done in the last 8 years is extremely detailed, and may not attend the users needs. Recommendations were made in order not only to simplify itfor automation purposes, but also to attend these needs. For other rare books collections in the country, recommendations were made in other to improve their organization and services, with the National Library consulting.
Palavras-chave: Obras raras
Catálogos
Automação
Biblioteca Nacional
Estudo de usuários
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::REPRESENTACAO DA INFORMACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Data de publicação: 1990
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
276746.pdf13.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.