Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11027
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Tecendo resistências: costurar-se, bordar-se, suturar-se: mulheres artistas e a ressignificação do corpo-imagem na arte contemporânea
Author(s)/Inventor(s): Seage, Cynthia Anne Teixeira
Advisor: Reinaldim, Ivair Junior
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso se propõe a instigar reflexão sobre como mulheres artistas contemporâneas ressignificam imagens de mulheres, ao se apropriarem de particularidades das técnicas da costura, do bordado e da sutura como linguagens artísticas. O questionamento crítico da sociedade brasileira é urdido com linha e agulha pelas mãos das artistas Letícia Parente, Anna Teresa Barboza, Rosana Paulino e Roberta Barros. A pesquisa tem como alicerce teórico Rozsika Parker, Ana Paula Simioni, Regilene Sarzi, Teresa Matos Pereira, Talita Trizoli, Luana Saturnino Tvardovskas, entre outras, estudiosas que pensaram as potencialidades discursivas e metafóricas dentro de um viés de gênero, artístico, social e político. Se baseia também nos compêndios das exposições Mulheres Radicais (Pinacoteca-SP) e Histórias das Mulheres, Histórias Feministas (MASP). Entre um ponto e outro, novas narrativas são tecidas, permitindo análises e transversalidades com questões de gênero, relações de poder, construção de memória, imagem e cultura.
Keywords: Arte contemporânea
Gênero
Costura
Bordado
Sutura
Corpo
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Department : Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SEAGE, Cynthia Anne Teixeira. Tecendo resistências: costurar-se, bordar-se, suturar-se: mulheres artistas e a ressignificação do corpo-imagem na arte contemporânea. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CATSeage.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.