Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/1102
Tipo: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título: | Rádio na escola: produzindo mídia, aprendendo conceitos, construindo cidadania – subsídios para a implantação de projetos de rádios escolares |
Título(s) alternativo(s): | Radio at school: producing media, learning concepts, building citizenship - subsidies for the introduction of school radio projects |
Autor(es)/Inventor(es): | Caetano, Vitor Nunes |
Orientador: | Mendonça, Adriany Ferreira de |
Resumo: | Investiga até que ponto a realização de projetos de rádios escolares é algo pertinente e possível. E se a sua viabilidade enquanto estratégia pedagógica é de fato passível de ser incorporada ao rol de atividades didáticas já realizadas pelas escolas (tendo em vista o estudo de um caso específico), agregando assim inúmeras contribuições. Dentre elas poderíamos citar a visível transformação nos comportamentos de alunos tímidos e falantes, participantes dessas experiências, em sujeitos comunicativos, capazes de utilizar suas vozes de forma inteligente, na livre expressão de ideias, valores, sentimentos, indagações e indignações, com repercussões naquelas situações em que desejamos que os indivíduos estejam aptos a atuar em seu entorno, assumindo o papel que lhes cabe como cidadãos. Tal iniciativa, se bem sucedida, se colocaria com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de potencialidades dos estudantes, agregando maior valor à sua formação, através de experiências e vivências cujo o envolvimento com os processos de trabalho próprios dessa mídia venha possibilitar. |
Resumo: | Investigate at wich point the realization of school radio projectsis something relevant and possible. And if its viability, as pedagogical strategy, is indeed likely of being incorporated to the list of didactical activities already done by schools ( considering the study of an specific case), aggregating this way inumerous contributions. Among them, We could cite the visible transformation in the behaviour of shy and speaker students, participants of this experiences, into comunicating subjects, capable of intellligently use their voices at the the expression of ideas, values, feelings, questions and indignations, with repercussions at that situations where we wish that individuals are able of act within their environment, assuming the role that they fit as citizens. This initiative, if succesfull, would be put with the objective of auxilliate the development of students potencialitys, aggregating more value to their formation, through the experiences whose envolvement with the own work process of this media come to enable. |
Palavras-chave: | Rádio na escola Mídias na educação Media education Educational technology |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde |
Unidade produtora: | Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 5-Mai-2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Mídias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
778133.pdf | 491.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.