Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11032
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Branco no Brasil: identidade brasileira, mestiçagem e branquitude na mídia
Autor(es)/Inventor(es): Jenkner, Jan Niklas
Orientador: Paiva, Raquel
Resumo: Análise sobre as formas mais tradicionais de se representar as relações raciais no Brasil, baseadas na narrativa da mestiçagem como o traço definidor da identidade nacional do brasileiro. Para isso, utiliza-se o conceito de branquitude como paradigma crítico de leitura desses discursos, de forma a explicitar como indivíduos brancos continuam ocupando posições de privilégio numa sociedade profundamente desigual e hierarquizada racialmente. Dessa forma, fazemos em primeiro lugar uma sucinta revisão bibliográfica acerca das representações do racismo no Brasil e sobre como certas leituras em torno do histórico de miscigenação do país podem muitas vezes ocultar mecanismos que mantém uma série de proteções e vantagens para indivíduos brancos em detrimento dos negros. Depois, a pesquisa analisa alguns artigos jornalísticos e produtos audiovisuais que servem de pistas sobre o atual debate em torno das relações raciais nos meios de comunicação de massa, e de como este ainda engatinha em relação a busca de novos entendimentos que não o do velho mito da mestiçagem que simboliza um país supostamente livre da doença social do racismo.
Palavras-chave: Identidade
Relações étnicas e raciais
Meios de comunicação de massa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Nov-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: JENKNER, Jan Niklas. Branco no Brasil: identidade brasileira, mestiçagem e branquitude na mídia. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJenkner.pdf322.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.