Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11057
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Maria Felipa - uma heroína baiana: a história ilustrada da heroína da independência do Brasil na Bahia
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Lívia Prata da
Tutor: Ribeiro, Marcelo Gonçalves
Resumen: Quando se procura por referências e grandes feitos realizados por mulheres, é perceptível a discrepância em termos numéricos e de relevância das informações em relação aos homens. A história da mulher brasileira foi fragmentada durante muitos anos por meio de alguns artigos, pequenos trabalhos e poucas obras gerais, trazendo a desconfortável sensação de que mais exíguos do que as narrativas sobre a mulher no passado, são os documentos que a têm como protagonista (DEL PRIORE, Mary - 1988). Esse projeto pretende devolver o protagonismo à Maria Felipa de Oliveira, uma mulher negra, pescadora, marisqueira e ganhadeira que lutou nas batalhas de independência do Brasil na ilha de Itaparica (Bahia - BA). Utilizando a ilustração e o design, o resgate da história desta personagem desvalorizada pela história oficial tem o objetivo de trazer consciência social e de gênero, subvertendo a lógica que, durante muito tempo, excluiu grupos marginalizados do escopo de heróis aclamados.
Materia: Maria Felipa
Independência da Bahia
Livro ilustrado
Representatividade feminina
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Lívia Prata da. Maria Felipa - uma heroína baiana: a história ilustrada da heroína da independência do Brasil na Bahia. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Comunicação Visual - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LPSilva.pdf5.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.