Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCardoso, Fernanda de Abreu-
dc.contributor.authorAlmeida, William Rabello de Carvalho-
dc.date.accessioned2020-01-17T16:47:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALMEIDA, William Rabello de Carvalho. Temos letras: uma pesquisa sobre o design vernacular no Rio de Janeiro. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11062-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign vernacularpt_BR
dc.subjectInformalpt_BR
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subjectPintor de letraspt_BR
dc.subjectLetristapt_BR
dc.titleTemos letras: uma pesquisa sobre o design vernacular no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4992568301705975pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a pesquisa feita para o livro Temos letras, trabalho de conclusão de curso em Comunicação Visual Design, que aborda a temática do design vernacular e define alguns de seus conceitos básicos. Este trabalho também pertence ao projeto de pesquisa Design vernacular: o design como produção social. Foram utilizados alguns recursos para nortear a pesquisa sobre o campo do design popular carioca, sendo eles: 1). a pesquisa de campo, fazendo registros do cenário do Rio de Janeiro, zona por zona, onde há exemplos desse tipo de produção e 2). a pesquisa bibliográfica, pela qual pude ver sob a ótica de outros autores como o vernacular se apresenta e, por último, 3). meu próprio ponto de vista, como morador e também pesquisador da área. O design vernacular é um tema cada vez mais estudado e necessário, já que remonta às raízes de uma localidade através de um visual que pode trazer identificação maior para seus habitantes do que as formas comerciais que estão presentes no dia-a-dia. Neste trabalho, busca-se reafirmar essa produção artesanal como um design válido e contemplar algumas de suas características, mesmo que seja algo complexo de se fazer, tendo em vista que um dos pontos principais dessa forma de design é a falta de regras formais em sua concepção e confecção. Serão abordadas suas formas e cores, a relação com o ambiente e a importância para o cenário urbano. Também será apresentado o papel do pintor de letras, o profissional por trás desse trabalho e sua importância fundamental para a disseminação do design popular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WRCAlmeida.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.