Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11062
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Temos letras: uma pesquisa sobre o design vernacular no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, William Rabello de Carvalho
Orientador: Cardoso, Fernanda de Abreu
Resumo: O presente trabalho apresenta a pesquisa feita para o livro Temos letras, trabalho de conclusão de curso em Comunicação Visual Design, que aborda a temática do design vernacular e define alguns de seus conceitos básicos. Este trabalho também pertence ao projeto de pesquisa Design vernacular: o design como produção social. Foram utilizados alguns recursos para nortear a pesquisa sobre o campo do design popular carioca, sendo eles: 1). a pesquisa de campo, fazendo registros do cenário do Rio de Janeiro, zona por zona, onde há exemplos desse tipo de produção e 2). a pesquisa bibliográfica, pela qual pude ver sob a ótica de outros autores como o vernacular se apresenta e, por último, 3). meu próprio ponto de vista, como morador e também pesquisador da área. O design vernacular é um tema cada vez mais estudado e necessário, já que remonta às raízes de uma localidade através de um visual que pode trazer identificação maior para seus habitantes do que as formas comerciais que estão presentes no dia-a-dia. Neste trabalho, busca-se reafirmar essa produção artesanal como um design válido e contemplar algumas de suas características, mesmo que seja algo complexo de se fazer, tendo em vista que um dos pontos principais dessa forma de design é a falta de regras formais em sua concepção e confecção. Serão abordadas suas formas e cores, a relação com o ambiente e a importância para o cenário urbano. Também será apresentado o papel do pintor de letras, o profissional por trás desse trabalho e sua importância fundamental para a disseminação do design popular.
Palavras-chave: Design vernacular
Informal
Tipografia
Rio de Janeiro
Pintor de letras
Letrista
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, William Rabello de Carvalho. Temos letras: uma pesquisa sobre o design vernacular no Rio de Janeiro. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WRCAlmeida.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.