Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11091
Especie: Dissertação
Título : Lugares da memória, lugares da natureza: explorando relações entre educação ambiental e ensino de biologia a partir da produção de narrativas
Otros títulos: Places of memory, places of nature: exploring relations between environmental education and teaching biology from the production of narratives
Autor(es)/Inventor(es): Ciarlini, Andreia Nunes Costa
Tutor: Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de
Resumen: O presente trabalho de conclusão de mestrado explorou o uso de narrativas como um possível percurso para trabalhar Educação Ambiental no Ensino de Biologia, a partir das relações entre história e lugares marcados na memória do município de Guapimirim. Teve como disparadores transdiciplinares a relação entre ambiente e sociedade e as conexões entre a história, memória e narrativas como um desafio do Ensino da Biologia para responder a crise ecológica. O estudo foi desenvolvido a partir de diversos movimentos que incluíram saídas de campo, escuta de relatos de colaboradores e produção de narrativas por parte das alunas do Curso Normal do Colégio Estadual Alcindo Guanabara, com a pretensão de que ao experimentar uma formação que exercitasse modos de pensar e refletir sobre as relações entre o homem e a natureza, provocasse nas alunas a oportunidade para compreensão e produção de sua própria identidade marcada pela experiência do lugar. O trabalho se encerra com a produção de um livro digital intitulado: Percursos da memória no Ensino de Biologia, distribuído em sessões que abordam uma pequena autobiografia dos colaboradores, a proposição de dois percursos para as saídas de campo que abordam história e memória, a caracterização dos lugares visitados a partir das narrativas das alunas e um roteiro dos percursos realizados. O livro em PDF se encontra disponível nas redes sociais, podendo ser utilizado ou não só pelos professores desta unidade escolar, mas para qualquer outro que tenha interesse no estudo do local.
Resumen: This dissertation explored the use of narratives as a possible course to work Environmental Education in Teaching Biology, based on the relationships between history ans places marked in the memory of the municipality of Guapimirim. It had as transdisciplinary triggers the relation between environmet and society and the connections between history, memory and narratives as a challenge of the Teaching of Biology to respond to the ecological crisis. The study was developed from several moments that included field trips, listening to reports from the collaborators and producing narratives by the students of the Normal Course of the State College Alcindo Guanabara. with the pretension that when experiencing a training that exercised modes of thinking and reflecting on the relations between man and nature, would give the students the opportunity to understand and produce their own identity marked by the experience of the place. The work ends with the production od a digital book entitled: Memory Paths in Teaching Biology, distributed in sessions that address a small autobiography of the collaborators, the proposition of two routes for the field trips that deal with history and memory, the characterization of the places visited from the narratives of the students and a script of the routes made. The book in PDF is available in social networks, and can be used not only by the teachers of this school unit, but for any other that has interest in the study of the place.
Materia: Lugar
Place
Narrativa
Narrative
Educação ambiental
Environmental education
Guapimirim
Baixada Fluminense
Materia CNPq: Meio ambiente e agrárias
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Unidade de producción: Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-jul-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CIARLINI, Andreia Nunes Costa. Lugares da memória, lugares da natureza: explorando relações entre educação ambiental e ensino de biologia a partir da produção de narrativas. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Ufrj, Duque de Caxias, 2019.
Aparece en las colecciones: Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
888317.pdf17.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.