Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11092
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Glaecir Roseni Mundstock | - |
dc.contributor.author | Silva, Jefferson Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T22:25:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jefferson Lima da. Desenvolvimento de revistas didáticas como estratégia lúdica para o ensino da morfofisiologia do sistema endócrino. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Ufrj, Duque de Caxias, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11092 | - |
dc.description.abstract | The teaching of Biology is still seen in classrooms as a traditional teaching in which blackboard and chalk are indispensable, but only this approach tends to entail lack of interest, participation and assimilation of content. Thus, we developed "Hobby" didactic as a facilitator for the teaching of Endocrine System Morphophysiology. This work counted on the participation of the five classes of the second year of high school, totaling 155 students, of wich 80 were female and 75 were male, with ages ranging from 14 to 19 years. The games were developed in pairs of students, after classes on the Endocrine System. 100 games were made, hunting games words (51%), crosswords (18%), labyrinths (15%), forca (13%) and errors (3%). It was observed that the topic most approached by students was the Endocrine System (93%), followed by Endocrine Diseases / Disorders (6%) and Endocrine Disrupters (1%). Finally, it was made by the students /authors by magazine for each class, under the supervision of the teacher. Instead, games developed in a distinct class together with a questionnaire. They can be recognized as the most dynamic, participatory and investigative. The data obtained evidenced the role of the construction of the magazines in the didactic capacity by the student with the same capacity to develop a teacher, logical, low cost and easy applicability, being an instrument that can fill the existing gaps in the literature for the teaching of Morphophysiology of the Endocrine System. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Morfofisiologia | pt_BR |
dc.subject | Morphophysiology | pt_BR |
dc.subject | Sistema Endócrino | pt_BR |
dc.subject | Endocrine System | pt_BR |
dc.subject | Atividades Lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Playful Activities | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Teaching Biology | pt_BR |
dc.subject | Recursos Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Teaching Resources | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de revistas didáticas como estratégia lúdica para o ensino da morfofisiologia do sistema endócrino | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of didactic magazines as a ludic strategy for teaching the morphophysiology of the endocrine system | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9545668593318677 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8430945690899608 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Alves, Leandro Miranda | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9883547704448526 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tributino, Jorge Luiz Mendonça | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8731506428354606 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Andrea Claudia Freitas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3093110964327608 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Biologia ainda é visto nas salas de aulas como um ensino tradicional em que o quadro e o giz são indispensáveis, mas somente essa abordagem tende a acarretar falta de interesse, participação e assimilação do conteúdo. Sendo assim, desenvolvemos revistas didáticas no estilo “Passatempo” como um recurso facilitador para o ensino de Morfofisiologia do Sistema Endócrino. Este trabalho contou com a participação de cinco turmas do 2o ano do ensino médio, totalizando 155 estudantes, sendo 80 do sexo feminino e 75 do sexo masculino, com faixa etária de 14 a 19 anos. Os jogos foram desenvolvidos em duplas de alunos, após as aulas sobre o Sistema Endócrino. Foram confeccionados 100 jogos, sendo jogos de caça palavras (51%), palavras cruzadas (18%), labirinto (15%), forca (13%) e erros (3%). Observou- se que o tema mais abordado pelos alunos foi o próprio Sistema Endócrino (93%), seguido de Doenças/Distúrbios Endócrinos (6%) e Desreguladores Endócrinos (1%). Por fim, foi confeccionada pelos próprios alunos/autores uma revista para cada turma, sob a supervisão do docente. Posteriormente, foram aplicados e avaliados os jogos desenvolvidos em uma turma distinta em conjunto com um questionário. Pode-se notar que as aulas se tornaram mais dinâmicas, participativas e investigativas. Os dados coletados evidenciaram que o papel da construção das revistas didáticas pelos alunos conseguiu corresponder a necessidade do professor em desenvolver um método facilitador, lúdico, de baixo custo e fácil aplicabilidade, sendo um instrumento que pode suprir as lacunas existentes na literatura para o ensino de Morfofisiologia do Sistema Endócrino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Fisiologia endócrina | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.relation.references | 1. ALVES, T. A. et al. Fisio card game: um jogo didático para o ensino da fisiologia na educação básica. In: Revista de Ensino de Bioquímica, Vol. 14, n. 1, 2016. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/614. Acesso em: 27 Dez. 2018. 2. AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. Vol. 2. Ed. Moderna: São Paulo, 2016. 3. ARAGÃO, A. O.; DANTAS, G. J.M.; OLIVEIRA, S. D.; FONTENELLE, M. A. M. Produto inovador: revista educativa sobre engenharia do trabalho. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 3, n. 4, p. 25-50, 2015. 4. BOHM, O. Jogo, brinquedo e brincadeira na educação. [2015] Disponivel em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Ottopaulo-B%C3%B6hm.pdf. Acesso em: 11 mar. 2018. 5. BRASIL, Ministério da Saúde. Resolução no466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Publicada no DOU no 12 – Seção 1 – p. 59, Brasília, 12 de dezembro de 2012. Disponivel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 15 mar. 2018. 6. BRASIL. Número de brasileiros com diabetes cresceu 61,8% em 10 anos. Brasília, 15 fev. 2018. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2017/11/numero-de- brasileiros-com-diabetes-cresceu-61-8-em-10-anos. Acesso em: 13 mai. 2019. 7. BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 10 mar. 2018. 8. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC), 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf Acesso em: 10 mar. 2018. 9. CAMPBELL M, JIALAL I. Physiology, Endocrine Hormones. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538498/ Acesso em: 13 mai. 2019. 10. CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, v. 3548, 2003. Disponivel em: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/34273447/aproducaodejogos.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1521993633&Signature=JGbzdOZbP g7DtMG2dbKEyQzaWJk%3D&response-content- disposition=inline%3B%20filename%3DA_PRODUCAO_DE_JOGOS_DIDATICOS_PARA _O_ENS.pdf. Acesso em: 12 mar. 2018. 11. CHAVES, J. L.; PAULA, L. R.; FERREIRA, L C.; OLIVEIRA, L. S.; ARAUJO, W. P. Atividades lúdicas para o ensino de ciências: uma proposta para aprendizagem. In: Congresso Nacional de Educação, 4., 2017, Joao Pessoa. Anais [...]. Joao Pessoa, CONEDU. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA1 6_ID2759_18072017101924.pdf. Acesso em: 13 mai. 2019. 12. COMPUTAÇÃO NA ESCOLA. Projeto Computação na escola. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://www.computacaonaescola.ufsc.br/ Acesso em: 13 mai. 2019. 13. COQUETEL. Tipos de jogos da revista Coquetel. Disponivel em: http://www.coquetel.com.br/jogos. Acesso em: 18 mar. 2018. 14. CRESPO, L. C.; GIACOMINI, R. As atividades lúdicas no ensino de química: uma revisão da revista química nova na escola e das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química. 2011 [?]. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0758-1.pdf Acesso em: 09 mar. 2018. 15. UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY - USEPA. Special report on environmental endocrine disruption: An effects assessment and analysis. Washington DC: US Environmental Protection Agency, 1997. 16. CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 2, p. 92-98. Maio, 2012. Disponivel em: http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf Acesso em: 09 mar. 2018. 17. CURVELO, C. S. S.; MEIRELLES, E. S. e CORREA, J. O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca. Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 11, núm. 3, 1998, p. 0 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil. Disponivel em: http://www.redalyc.org/html/188/18811307/ Acesso em: 11 mar. 2018. 18. DALAGNOL, V.; HACKMANN. G.; RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M. G. A concepção de estudantes do ensino médio sobre disruptores endócrinos. Revista CIATEC – UPF, Vol. 8 (2), p. p. 62-70, 2016. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/ciatec/article/view/6200. Acesso em: 27 de Dez. 2018. 19. DELLAZARI, L. e BORGES, R. M. R. Avaliação de uma Proposta CTS sobre Sistema Endócrino e Desreguladores Hormonais. In: III Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação PUCRS, 2008. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/online/IIImostra/EducacaoemCienciaseMatematica/61357%20- %20LETICIA%20DELLAZARI.pdf. Acesso em: 27 Dez. 2018. 20. DIABETES MELLITUS. Vídeo sobre a diabetes mellitus. 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VhBCYfZqxrk&t=246s Acesso em: 13 mai. 2019. 21. DIABETES TIPO 2. Vídeo sobre a diabetes tipo 2. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nyvu2euX8tM&t=5s Acesso em: 13 mai. 2019. 22. EISENSTEIN E. Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolescência e Saúde. 2005; 2 (2): 6-7. Disponível em: http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=167. Acesso em: 13 mai. 2019. 23. FILHO, E. B. et al. Palavras cruzadas como recurso didático no ensino de teoria atômica. Química Nova na Escola, vol. 31, n° 2, p. 88 – 95, mai. 2009. Disponivel em: http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_2/05-RSA-1908.pdf Acesso: 09 mar. 2018. 24. FILHO, E. B. et al. Utilização de palavras cruzadas como instrumento de avaliação no ensino de química. Experiências em Ensino de Ciências, V. 8, No. 2. 2013. p. 104-115. Disponivel em: https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Rogerio_Fiorucci/publication/281648132_UTI LIZACAO_DE_PALAVRAS_CRUZADAS_COMO_INSTRUMENTO_DE_AVALIACAO_ NO_ENSINO_DE_QUIMICA/links/55f2c9ff08ae285147bfc098.pdf Acesso em: 11 mar. 2018. 25. FIOCRUZ. Taxa de incidência de diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos. Rio de janeiro. 02 fev. 2018. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/taxa-de-incidencia-de-diabetes-cresceu-618-nos-ultimos-10- anos Acesso em: 13 mai. 2019. 26. GOOGLE. Busca de imagens para confecção das revistas desenvolvidas. Disponível em: https://www.google.com/ Acesso em: 13 mai. 2019. 27. JESUS, E. R.; CARVALHO, L. C.; SOUZA, L. M.; PEREIRA, V. R. A; SANTOS, M. P. Confecção de cartazes no ensino fundamental: localizando as glândulas do sistema endócrino e suas funções. In: Seminário de Iniciação à Docência. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), v.1, n.1, 2015. Anais [...]. Barretos, 2015. Disponível em: http://feb.unifeb.edu.br/sid- pibid/resumos/CONFECCAO%20DE%20CARTAZES%20NO%20ENSINO%20FUNDAME NTAL_LOCALIZANDO%20AS%20GLANDULAS%20DO%20SISTEMA%20ENDOCRIN O%20E%20SUAS%20FUNCOES.pdf Acesso em: 27 Dez. 2018. 28. JESUS, T. R.; CUSTÓDIO, R. S.; COMARÚ, M. W. Passaqui: contribuições de uma abordagem lúdica para a formação inicial de professores de química. Revista Debates em Ensino de Química. REDEQUIM, V2, N2(ESP), Set, 2016. p. 66-73. Disponivel em: http://www.ead.codai.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1299 Acesso em: 10 mar. 2018. 29. JORGE, V. L.; GUEDES, A. G.; FONTOURA, M. T. S.; PEREIRA, R. M. M. Biologia limitada: um jogo interativo para alunos do terceiro ano do ensino médio. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências (ENPEC), 7, 2009, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1580.pdf. Acesso em: 09 mar. 2018. 30. KASSOTIS, C. D.; STAPLETON, H. M. Endocrine-mediated mechanisms of metabolic disruption and new approaches to examine the public health threat. Frontiers in Endocrinology, v. 10, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6374316/ Acesso em: 13 mai. 2019. 31. KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1996 32. LARA, L. A. S.; DUARTE, A. A. F.; REIS, R. M. Impacto dos disruptores endócrinos na função reprodutiva e sexual de homens e mulheres. In: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia: Revista da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, Vol. 33, n. 12. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v33n12/v33n12a01.pdf. Acesso em: 27 Dez. 2018. 33. LEPIENSKI, L. M.; PINHO, K. E. P. Recursos didáticos no ensino de biologia e ciências. [2008?] Disponivel em: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/400-2.pdf. Acesso em: 10 mar. 2018. 34. LIMA, S. A.; SILVA, E. P. F.; PONTE, E. L. Aula prática de fisiologia humana voltada para o sistema endócrino e renal na quadra poliesportiva para os estudantes de nutrição – relato de experiência. In: Conexão Fametro 2017: Arte e Conhecimento, XIII Semana Acadêmica. Disponível em: https://www.doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo- 3ba43a09e54ab1f05f92ed8bdd58e24e6e112a-arquivo.pdf. Acesso em: 27 Dez. 2018. 35. MACHADO, U. F. Introdução a Fisiologia Endócrina. In: Margarida de Mello Aires. Fisiologia. 4a Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2012, 1317 p. 36. MAQBOOL, F.; MOSTAFALOU, S.; BAHADAR, H.; ABDOLLAHI, M. Review of endocrine disorders associated with environmental toxicants and possible involved mechanisms. Life Sciences, v. 145, p. 265-273, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0024320515300485. Acesso em: 13 mai. 2019. 37. MARTINS, R. S.; REIS, R. J. A.; MARQUES, A. B. Inserção da programação no ensino fundamental: Uma análise do jogo Labirinto Clássico da Code.org através de um modelo de avaliação de jogos educacionais. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação79 (CBIE), 5, 2016. Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), 22, Uberlândia, 2016. 38. MOLINA, P. E. Fisiologia Endócrina. 4a ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. 39. MORAES, M. L. R.; SILVA, N. A. N. Almanaque de palavras cruzadas: aprendendo química com as palavras. In: Congresso Nacional de Educação, 4., 2017, Joao Pessoa. Anais [...]. Joao Pessoa, CONEDU. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6 304_11092017172228.pdf Acesso em: 13 mai. 2019. 40. MORAES, S. P.; VITALLE, M. S. S. Direitos sexuais e reprodutivos na adolescência. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 58, n. 1, p. 48-52, 2012. 41. MORAES, T. S. Estratégias inovadoras no uso de recursos didáticos para o ensino de ciências e biologia. Orientador: Fernando Luís de Queiroz Carvalho. 2016. 145 fls. Dissertação (Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016. 42. MOURA, M. R. B.; CRUZ, A. V. C.; SOUSA, P. S.; SANTOS, R. S.; FONTES, L. S. Atividade lúdica "cruzada dos protozoários": uma alternativa didática no ensino de biologia. In: Congresso Nacional de Educação, 3., 2016, Natal. Anais [...]. Natal, CONEDU. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA1 8_ID4293_04082015223709.pdf. Acesso em: 13 mai. 2019. 43. NETO, J. E. S.; SILVA, R. B.; SILVA ALVES, C. T.; SILVA, J. D. C. S. Elaboração e Validação de Jogos Didáticos Propostos por Estudantes do Ensino Médio. Revista Debates em Ensino de Química, 2 (2 ESP), 47-54, 2017. 44. NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Inovação e Formação (INFOR) - Revista do Núcleo de Educação a Distância (NEaD-Unesp), São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016. Disponivel em: https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167. Acesso: 09 mar. 2018. 45. NOVAK, M.; SOUZA, C. E. P. Produção e aplicação de jogos didáticos para a aprendizagem de conteúdos sobre o corpo humano. [2014]. Disponivel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/340-4.pdf. Acesso em: 10 mar. 2018. 46. OLIVEIRA, C. C. O Show da Inorgânica: Construção e avaliação de um jogo didático para auxiliar os estudantes na aprendizagem das funções inorgânicas. 2016. 52 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Universidade Estadual da Paraíba, 2016. 47. PASSATEMPO. Benefícios do uso da revista passatempo. Disponivel em: http://www.revistapassatempo.com.br/assine/revista-passatempo/. Acesso em: 23 mar. 2018. 48. PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: Congresso Nacional de Educação, 9 – EDUCERE. Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 3, 2009. Anais [...]. Curitiba, 2009. Disponivel em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2944_1408.pdf. Acesso em: 10 mar. 2018. 49. PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências (ENPEC), 7, 2009, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2009. Disponivel em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20- %202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1033.pdf. Acesso em: 11 mar. 2018. 50. PINTO, L. T. O uso de jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias. Orientador: José Celso Torres. 2009. 138 fls. Dissertação (Mestrado Stricto Sensu em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia, Nilópolis, 2009. 51. PIOTTO, V. R. e SILVA, J. A. A ausência do sistema hormonal no ensino de ciências e suas possíveis implicações para o agravamento da falta de diálogo com os adolescentes da educação básica. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, 2013. Atas... Águas de Lindóia, SP –2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1130-1.pdf. Acesso em: 27 Dez. 2018. 52. PUZZLEMAKER DISCOVERY EDUCATION. Software gerador de jogos caça palavras, palavras cruzadas e labirintos. Disponível em: http://puzzlemaker.discoveryeducation.com/. Acesso em: 13 mai. 2019. 53. RACHACUCA. Caça palavras. Disponivel em: https://rachacuca.com.br/palavras/caca- palavras/. Acesso em: 23 mar. 2018. 54. RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria Estadual de Educação. Currículo Mínimo Ciências e Biologia, 2012. 55. ROSA, P. P. et al. O uso de jogos aplicados em atividades escolares. 2010. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/810. Acesso em: 09 mar. 2018. 56. SCRATCH. Software de programação de estórias, jogos animações. Disponível em: https://scratch.mit.edu/about. Acesso em: 13 mai. 2019. 57. SILVA, K. N.; SILVA-FORSBERG, M. C. Palavras-cruzadas na Educação Ambiental: recurso didático de abordagem da coleta seletiva. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências (ENPEC), 7, 2009. Anais [...]. Florianópolis, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1569.pdf Acesso em: 09 mar. 2018. 58. SILVA, K., SOBREIRA, A., BEZERRA, M., SILVA, M.; MARTINS, M. A utilização de jogos didáticos no ensino biologia: uma revisão de literatura. In: III Congresso Nacional de Educação. 1a Ed. Editora Realize, São Paulo. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID2 890_09082016202740.pdf. Acesso em: 13 mai. 2019. 59. SILVA, M. G. F. Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponivel em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1510/1/PB_COQUI_2013_1_08.pdf Acesso em: 10 mar. 2018. 60. SMART SERVIER. Banco de imagens gratuito. Disponível em: https://smart.servier.com. Acesso em: 13 mai. 2019. 61. SPRITZER, P. M. e REIS, F. M. Gônadas: Sistema Reprodutor Masculino. In: Margarida de Mello Aires. Fisiologia. 4a Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2012, 1317 p. 62. TAROUCO, L. M. R.; KONRATH, M. L. P.; GRANDO, A. R. S. O aluno como co- construtor e desenvolvedor de jogos educacionais. Novas Tecnologias na Educação - CINTED-UFRGS. V. 3 No 2, novembro, 2005. 63. TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Principles of Anatomy & Physiology. John Wiley & Sons, Incorporated, 2017 64. VENERI, F. H. et al. Passatempo de anatomia humana: as possibilidades de um material pedagógico alternativo. In: AMOSTRA ACADÊMICA UNIMEP, 6 e Simpósio de Ensino de Graduação, 6, Piracicaba, 2008. Anais do 6a Amostra Acadêmica UNIMEP, Piracicaba, 2008. Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/6mostra/4/335.pdf. Acesso em: 09 mar. 2018. 65. VINAGRE, A. S.; ARAUJO, A. S. R.; GAMEIRO, G. H.; FRAGA, L. S.; RODRIGUES, M. I.; SOUZA M. G. T.; GERHARDT, G; TRAPP, M. Aplicação do projeto “integração das funções endócrinas” no curso de medicina veterinária da UFRGS, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/62904. Acesso em: 27 Dez. 2018. 66. WHITE, B. A e HARRISON, J. R. Introdução ao Sistema Endócrino. In: Bruce M. Koeppen e Bruce A. Stanton. Berne & Levy: Fisiologia, 6a ed., Ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
Appears in Collections: | Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
887974.pdf | 3.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.