Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/11092
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de revistas didáticas como estratégia lúdica para o ensino da morfofisiologia do sistema endócrino |
Título(s) alternativo(s): | Development of didactic magazines as a ludic strategy for teaching the morphophysiology of the endocrine system |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Jefferson Lima da |
Orientador: | Dias, Glaecir Roseni Mundstock |
Coorientador: | Alves, Leandro Miranda |
Resumo: | O ensino de Biologia ainda é visto nas salas de aulas como um ensino tradicional em que o quadro e o giz são indispensáveis, mas somente essa abordagem tende a acarretar falta de interesse, participação e assimilação do conteúdo. Sendo assim, desenvolvemos revistas didáticas no estilo “Passatempo” como um recurso facilitador para o ensino de Morfofisiologia do Sistema Endócrino. Este trabalho contou com a participação de cinco turmas do 2o ano do ensino médio, totalizando 155 estudantes, sendo 80 do sexo feminino e 75 do sexo masculino, com faixa etária de 14 a 19 anos. Os jogos foram desenvolvidos em duplas de alunos, após as aulas sobre o Sistema Endócrino. Foram confeccionados 100 jogos, sendo jogos de caça palavras (51%), palavras cruzadas (18%), labirinto (15%), forca (13%) e erros (3%). Observou- se que o tema mais abordado pelos alunos foi o próprio Sistema Endócrino (93%), seguido de Doenças/Distúrbios Endócrinos (6%) e Desreguladores Endócrinos (1%). Por fim, foi confeccionada pelos próprios alunos/autores uma revista para cada turma, sob a supervisão do docente. Posteriormente, foram aplicados e avaliados os jogos desenvolvidos em uma turma distinta em conjunto com um questionário. Pode-se notar que as aulas se tornaram mais dinâmicas, participativas e investigativas. Os dados coletados evidenciaram que o papel da construção das revistas didáticas pelos alunos conseguiu corresponder a necessidade do professor em desenvolver um método facilitador, lúdico, de baixo custo e fácil aplicabilidade, sendo um instrumento que pode suprir as lacunas existentes na literatura para o ensino de Morfofisiologia do Sistema Endócrino. |
Resumo: | The teaching of Biology is still seen in classrooms as a traditional teaching in which blackboard and chalk are indispensable, but only this approach tends to entail lack of interest, participation and assimilation of content. Thus, we developed "Hobby" didactic as a facilitator for the teaching of Endocrine System Morphophysiology. This work counted on the participation of the five classes of the second year of high school, totaling 155 students, of wich 80 were female and 75 were male, with ages ranging from 14 to 19 years. The games were developed in pairs of students, after classes on the Endocrine System. 100 games were made, hunting games words (51%), crosswords (18%), labyrinths (15%), forca (13%) and errors (3%). It was observed that the topic most approached by students was the Endocrine System (93%), followed by Endocrine Diseases / Disorders (6%) and Endocrine Disrupters (1%). Finally, it was made by the students /authors by magazine for each class, under the supervision of the teacher. Instead, games developed in a distinct class together with a questionnaire. They can be recognized as the most dynamic, participatory and investigative. The data obtained evidenced the role of the construction of the magazines in the didactic capacity by the student with the same capacity to develop a teacher, logical, low cost and easy applicability, being an instrument that can fill the existing gaps in the literature for the teaching of Morphophysiology of the Endocrine System. |
Palavras-chave: | Morfofisiologia Morphophysiology Sistema Endócrino Endocrine System Atividades Lúdicas Playful Activities Ensino de biologia Teaching Biology Recursos Didáticos Teaching Resources |
Assunto CNPq: | Fisiologia endócrina |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Unidade produtora: | Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 31-Jul-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Jefferson Lima da. Desenvolvimento de revistas didáticas como estratégia lúdica para o ensino da morfofisiologia do sistema endócrino. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Ufrj, Duque de Caxias, 2019. |
Aparece nas coleções: | Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
887974.pdf | 3.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.