Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCavalcanti, Danielle Pereira-
dc.contributor.authorAleixo, Eduardo da Costa Alves-
dc.date.accessioned2020-01-24T13:16:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:41Z-
dc.date.issued2019-08-28-
dc.identifier.citationALEIXO, Eduardo da Costa Alves. Desenvolvimento de cartilha didática para o ensino de protozooses na educação básica. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11110-
dc.description.abstractProtozoans belong to the Protozoa Kingdom and some of them are parasites of different organisms, including humans, causing diseases generically called Protozoosis. Although the study of these diseases is provided in the curriculum of basic education, research indicates insufficient student performance on this topic. The low quality of the didactic material and excessively full of content classes are considered the main causes contributing to this situation. In the present work, five didactic booklets were produced about five main human Protozoosis: Malaria, leishmaniosis, toxoplasmosis, amoebiasis and Chagas disease, with special emphasis on source of infection, symptoms and prophylaxis of these diseases. The functionality of didactic booklets in the students‟ learning was tested in four high school classes of Rio de Janeiro state, through the construction of conceptual maps. Statistical analysis showed that the booklets about toxoplasmosis and malaria contributed significantly to the students' learning, increasing their performance in the construction of conceptual maps. The leishmaniosis booklet contributed to increase students‟ performance, but not in a statistically significant way. In the mirror group, which used the amoebiasis booklet, there was no significant difference between the conceptual maps made after the isolated use of the booklet and made after the standard expositive class, corroborating the efficient performance of the booklet in knowledge retention by students. The results of this work give us the perspective that other Biology content can be approached with the same methodology, providing one more aid tool to the teacher in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProtozoáriospt_BR
dc.subjectProtozoapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectConceptual mappt_BR
dc.titleDesenvolvimento de cartilha didática para o ensino de protozooses na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a didactic booklet for the teaching of protozooses in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0830400836380834pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6111376933800367pt_BR
dc.contributor.referee1Sant`anna Filho, Celso Barbosa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2298360581491541pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Júlio Viana-
dc.description.resumoOs Protozoários pertencem ao Reino Protozoa, alguns são parasitas de diferentes organismos, inclusive do homem, causando doenças genericamente chamadas Protozooses. Embora o estudo destas doenças seja previsto no currículo básico do ensino médio, pesquisas indicam desempenho insuficiente dos estudantes sobre o assunto. A baixa qualidade do material didático e aulas excessivamente conteúdistas são consideradas as principais causas para este quadro. No presente trabalho foram produzidas cinco cartilhas didáticas sobre as principais protozooses humanas: Malária, leishmanioses, toxoplasmose, amebíase e doença de Chagas, com especial ênfase nas formas de transmissão, sintomas e profilaxia destas doenças. A funcionalidade das cartilhas didáticas na aprendizagem dos estudantes foi testada em quatro turmas do ensino médio da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, através da construção de mapas conceituais. A análise estatística mostrou que as cartilhas sobre toxoplasmose e malária contribuíram de maneira significativa na aprendizagem dos alunos, aumentando seu desempenho na construção dos mapas conceituais. A cartilha sobre leishmanioses colaborou para a melhoria do desempenho dos estudantes, mas não de maneira estatisticamente significativa. Na turma espelho, que utilizou a cartilha sobre amebíase, não houve diferença significativa entre os mapas conceituais feitos a partir do uso isolado da cartilha e feitos após aula expositiva padrão, corroborando o eficiente desempenho da cartilha na retenção de conhecimento pelos estudantes. Os resultados deste trabalho abrem a perspectiva de que outros conteúdos de Biologia possam ser abordados com a mesma metodologia, fornecendo mais uma ferramenta de auxílio ao professor dentro de sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqProtozoologia de parasitospt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, F.C.P.; SOUZA, A.R.; URENDA, P.A.V. Mapas conceituais: avaliando a compreensão dos alunos sobre o experimento do efeito fotoelétrico. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Baurú-SP, 2003. AUSUBEL, D.P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BEBER, S.Z.C.; DEL PINO, J.C. Princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e os Saberes Populares: referencias para o ensino de Ciências. IN: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. BRAATHEN, P.C. Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de Química. Revista Eixo, v.1, n.1. 2012. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ciências. EnsinoFundamental.Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+). Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. BRUNSTEIN, J.; MIGUEL, L.A.P. Aprendizagem significativa, memorização compreensiva e funcionalidade do conhecimento: reflexões sobre casos para ensino como trabalho de conclusão de curso no ensino superior. In: I ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. Recife PE, 2007. CARVALHO, A.V.A. O enfoque da toxoplasmose nos livros de biologia do ensino médio - toxoplasma o parasita da morte. 2016, 33p. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2016. CARVALHO, R.F.; SANTOS, J.P.Q.; GALTER, I.N.;FREITAS, E.A.S.; FERREIRA, C.D. Confecção de material alternativo para o ensino de biologia. In: XII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO – Universidade do Vale do Paraíba, 2012. CASTILLO, Y.E. Intervenção educativa sobre parasitismo intestinal em estudantes da escola de ensino fundamental e médio Ruth Rocha - distrito Rio Branco. 2014, 54p. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família), Universidade Federal do Mato Grosso, Mato Grosso, 2014. CORDEIRO, R.M. Os projetos de desenvolvimento do Brasil contemporâneo. Revista de Economia Política, v.34, n. 2 (135), p. 230-248, abril-junho, 2014. CORDEIRO, T.G.P.; MACEDO, H.W, Amebíase. Revista de patologia tropical, v.36, n.2: p.119-128, 2007. CORREIA, P.M.R.; SILVA, A.C.; ROMANO JUNIOR, J.G. Mapas conceituais como ferramenta de avaliação na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, 2010. COUTINHO, S.G.; VERGARA, T.R.C. Toxoplasmose. In: COURA, J.R. Dinâmica das doenças infecciosas e parasitárias. 1a edição, Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2005 CUNHA, G.V.; PAZ, L.B.; AZENHA, E.M.; STREIT JUNIOR R.; ALBERNAZ, D.A.S. Principais Protozoários entéricos oportunistas associados à AIDS: Cryptosporidium parvum, Isospora belli, Cyclospora cayetanensis e Microsporidia. Rev. Aten. Saúde, São Caetano do Sul, v. 16, n. 55, p. 99-107, jan./mar., 2018. DIAS, C.A.C.;KOVALICZN, R.A Parasitoses humanas e o uso de recursos midiáticos na aprendizagem . Cadernos PDE Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/20 14_uepg_cien_artigo_carlos_alberto_de_carvalho_dias.pdf Acesso em: 06 maio de 2019. DIAS, J.C.P.; et al. II Consenso Brasileiro em Doença de Chagas, 2015. Epidemiol. Serv. Saúde. v.25, 2016. DUBEY, J.P. Toxoplasmosis- a waterborne zoonosis. Vet parasitol, v. 126, p. 57-72, 2004. FAGUNDES, S.F.; LEÃO, M.F.; LOPES, T.B. Júri simulado como estratégia para ensinar ciências da natureza. In: LEÃO, M.F.; DUTRA, M.M.; ALVES, A.C.T. Estratégias didáticas voltadas para o ensino de ciências:experiências pedagógicas na formação inicial de professores. Uberlândia: Edibrás, 2018. FERREIRA, M.U. Parasitologia contemporânea. 1a edição, Rio de Janeiro: Guanabara- Koogan, 2012. FIOCRUZ Malária na Mata Atlântica do Rio de Janeiro. 2018. Disponível em: https://www.ini.fiocruz.br/mal%C3%A1ria-na-mata-atl%C3%A2ntica-do-rio-de-janeiro Acesso: 05 de março de 2019. FORTUNA, D.B.S.F. 2017, 381p. Prospecção de materiais educativos impressos sobre saúde no instituto Oswaldo Cruz e desenvolvimento de metodologia para avaliação de materiais através de oficinas criativas de fanzines e quadrinhos. Tese de Doutorado (Ensino em Biociências e Saúde). Fiocruz, Rio de Janeiro-RJ. FRANÇA, V.H.; MARGONARI, C.; SCHALL, V.T. Percepção de professores do ensino básico em relação as suas práticas educativas sobre leishmanioses: um estudo em área endêmica de minas Gerais. Revista Ensaio, v.15, n.3, p. 35-51, 2013. FRANÇA, V. H.; MARGONARI, C.; SCHALL, V. T. Análise do conteúdo das leishmanioses em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (2008/2009). Ciência & Educação, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 625-644, 2011. GAGNE, S.S. Toxoplasmosis. Prim Care Update Ob/Gyns. v.8, p.122-126, 2001. GARCIA, F.M.G. Los Mapas Conceptuales de J.D. Novak como instrumentos para las investigación em didática de las ciências esperimentales. Enseñanza de Las Ciências. V.10, n.2, p.149-158, Barcelona, 1992. HARHAY, M.O; OLLIARO, COSTA, D.L.; COSTA, C.H. Urban parasitology: visceral leishmaniasis in Brazil. Trends Parasitol. v.27, n.9, p. 403-409, 2011. JOTTA, L. A. C. V.; CARNEIRO, M. H. S. Malária: as imagens utilizadas em livros didáticos de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2009, Florianópolis: Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação, Florianópolis, 2009. LEMOS, E.S. David Ausubel e a aprendizagem significativa. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-a-aprendizagem-significativa Acesso em: 04 de maio de 2019 LIMA, A.M.A.; ALVES, L.C.; FAUSTINO, M.A.G.; LIRA, N.M.S. Percepção sobre o conhecimento e profilaxia das zoonoses e posse responsável em pais de alunos do pré-escolar de escolas situadas na comunidade localizada no bairro de Dois Irmãos na cidade do Recife (PE).Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, Supl. 1, p.1457-1464, 2010. LIMA, G. A. B. Mapa conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos. Perspectiva em Ciência da Informação, v. 9, n. 2, p. 134-145, jul./dez, 2004. LOPES, T.O. 2012, 125p. Aula Expositiva dialogada e aula simulada: Comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem. Dissertação de Mestrado (Ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo-SP. LOPES, W.R.; VASCONCELOS, S.D. Representação e distorções conceituais do conteúdo “filogenia” em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ensaio, v.14, n.3, p.149- 165, 2012. LUZ, Z.M.P.; PIMENTA, D.N.; RABELLO, A.; SCHALL , V. Evaluation of informative materials on leishmaniasis distributed in Brazil: criteria and basis for the production and improvement of health education material Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.19, n.2, p.561-569, mar-abr, 2003. MARTINS, L.; SANTOS, G.S. EL-HANI, C.N. Abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente utilizado no ensino médio brasileiro. Investigações em Ensino de Ciências, v.17, n.1, p. 249-283, 2012. MARTINS, R.L.C.; VERDEAUX, M.F.S.; SOUSA, C.M.S.G. Utilização de mapas conceituais no estudo de física no ensino médio: uma proposta de implementação. 2006. Disponível em: http://ppgec.unb.br/wpcontent/uploads/boletins/volume1/9_2006_RenataMartins.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2019. MASSARA, C.L; MURTA, F.L.G; ENK, M.J; ARAÚJO, A,D; MODENA, C.M; CARVALHO, O.S. Caracterização de materiais educativos impressos sobre esquistossomose, utilizados para educação em saúde em áreas endêmicas no Brasil. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, v.25, n.3, p.575-584, jul-set 2016. MINISTÉRIO DA SAUDE, Doença de Chagas-Situação Epidemiológica. 2017. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doenca-de-chagas/situacao-epidemiologica Acesso em 08 de fevereiro de 2019. MIOTO, L.D.; GALHARDI, L.C.F.; AMARANTE, M.K. Aspectos parasitológicos e imunológicos da malária. Biosaúde, v.14, n.1, p.42-55, 2012. MOREIRA, F.R.C.; et al. Avaliação do conhecimento de algumas zoonoses em alunos de escolas públicas nos municípios de Apodi, Felipe Guerra e Severiano Melo (RN) – Brasil. HOLOS, v. 2, p. 66-78, 2013. MOREIRA, M.A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa1. 2012. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf 2012 Acesso em: 05 de maio de 2019. MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010. MOREIRA, M.A. O que é afinal aprendizagem significativa? Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT. Disponível em http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 12 de junho 2019 MOREIRA, M.A.; BUCHWEITZ, B. Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas conceituais e o Vê epistemológico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. 1993. MOREIRA, M. A.; BUCHWEITZ, B. Mapas conceituais: instrumentos didáticos de avaliação e de análise de currículo. São Paulo: Moraes. 1987. MOREIRA, M.A.; MASINI, E.F. S. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001. NEVES, D. P.; DE MELO, A. L.; LINARDI, P. M.; VITOR, R. W. A. Parasitologia humana. 12. edição. Rio de Janeiro: Atheneu, 546 p, 2011. NOGUEIRA, M. J.; MODENA, C. M.; SCHALL, V. T. Materiais educativos impressos sobre saúde sexual e reprodutiva utilizados na atenção básica em Belo Horizonte, MG: caracterização e algumas considerações. RECIIS - R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde. Rio de Janeiro, v.3, n.4, p.169-179, dez., 2009. NOVAK, J.D.; CAÑAS, A.J. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them. Disponível em: <https://web.stanford.edu/dept/SUSE/projects/ireport/articles/concept_maps/The%20Theory %20Underlying%20Concept%20Maps.pdf Acesso em: 04 de fevereiro de 2019. NOVAK, J. D.; GOWIN, D.B. Aprender a aprender. 2.ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1999. NOVAK, J.D.; GOWIN, D.B. Learning how to learn. New York: Cambridge University Press. 1984. OLIVEIRA, E.A. et al.. Educação de crianças para um convívio pacífico com morcegos e prevenção da Raiva no município de Guaraqueçaba – Paraná–Brasil. Universidade Federal do Paraná. 2008. Disponível em: http://www.zoonoses.agrarias.ufpr.br/outraspubl/2008_CCZ_AUGM.pdf. Acesso em 06 de maio de 2019. OLIVEIRA-FERREIRA, J. Malaria in Brazil: an overview – review. Malaria Journal, v. 9, n. 115, p. 1-15, 2010. ONU. Com apoio da ONU, nova vacina para malária é usada em bebês no Malauí. 2019. Disponível emhttps://nacoesunidas.org/com-apoio-da-onu-nova-vacina-para-malaria-e-usada- em-bebes-no-malaui/ Acesso em 10 de agosto de 2019. PIVATTO, B.; SCHUHMACHER , E. Conceitos de teoria da aprendizagem significativa sob a ótica dos mapas conceituais a partir do ensino de Geometria. Revemat. Florianópolis (SC), v.8, n. 2, p. 194-221, 2013. REY, L. Parasitologia, 4a Edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 930p. São Paulo, 2008. RIBEIRO, T.N.; SOUZA, D.N.; MOREIRA, M.A. Mapa conceitual como instrumento de avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre o conteúdo razões trigonométricas no triângulo retângulo. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 8, n.1, pp. 21-37, 2018. ROCHA, A. L. F. SLONSKI, G. T. Um olhar para os transgênicos nas áreas de pesquisa em ensino de ciências e de educação ambiental: contribuições para a formação de professores. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 3, p. 74-91, 2016. RUGGIERO, M.A.; et al. A Higher Level Classification of All Living Organisms.. PLOS ONE, April 2015. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4418965/pdf/pone.0119248.pdf. Acesso em 21 de agosto de 2019. SANTOS, F.L.N.; SOARES, N.M. Mecanismos fisiopatogênicos e diagnóstico laboratorial da infecção causada pela Entamoeba histolytica. J. Bras. Patol. Med. Lab. v. 44, n.4, Rio de Janeiro, Aug. 2008. SANTOS, L.M.; LIMA, N.B. Análise da abordagem e conhecimento do tema parasitoses causadas por protozoários em escolas públicas do município de Salinas-MG. Acta Biomedica Brasiliensia, v.8, n.2, p.118-127, 2017. SANTOS, T.T. Abordagem sobre as doenças negligenciadas: análise de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. 2015. 159p. Dissertação de Mestrado, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015. SBMT. Toxoplasmose: Surto em Santa Maria (RS) deve ser confirmado como o maior do mundo. 2018. Disponível em https://www.sbmt.org.br/portal/toxoplasmosis-outbreak-in- santa-maria-should-be-confirmed-as-the-worlds-largest/ Acesso em: 04 de março de 2019. SEEDUC, Currículo mínimo da Educação Básica na rede estadual de ensino. Ciências e Biologia. Rio de Janeiro, Secretaria de Educação, 2012. SENNA, S.N.; SILVA, M.V.; VIEIRA, M.R. Uso de cartilha com atividades lúdicas como material complementar para o ensino e aprendizagem de doenças parasitárias. In: XIII ENCONTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA , 20-24 de maio, São Paulo SP, 2012 . Disponível em: https://www.feis.unesp.br/Home/Eventos/encivi/viencivi-2012/senna_uso-de-cartilha- com-atividades-ludicas_16_final.pdf. Acesso em: 21 de agosto de 2019, SILVA, F.F. 2014, 128p. Desenvolvimento de material para a melhoria do ensino da malária na educação básica. Dissertação de Mestrado (Formação Científica de Biologia Geral). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ. SILVA, D.M.F.; NETO, L.S. Educação dinamizada: materiais alternativos para o ensino de microbiologia. In: II CONGRESSSO DE NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 14-17 de outubro, Campina Grande PB, 2015. SOUZA, N.A.; BORUCHOVITCH, E. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educ. rev. v. 26, n.3, Dec., 2010. TAVARES, R. Aprendizagem significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação. v.18, n.2, 2010. Disponível em http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1205/1114. Acesso em 21 de agosto de 2019 TEIXEIRA, D. E. BENCHIMOL, M.; CREPALD, P.H.; DE SOUZA, W. Interactive multimedia to teach the life cycle of Trypanosoma cruzi, the causative agent of Chagas Disease. PLOS Neglected Tropical Diseases, San Francisco, v.6, n.8, p.1-13, 2012. TENTER, A.M.; HECKEROTH, A.R., WEISS, L.M. Toxoplasma gondii: from animals to humans. Int J Parasitol, v. 30, p. 1217-1258, 2000. VIEIRA, J.W.C. Protozoologia e Internet : Processo de criação de um website de pesquisa sobre Protozooses. 105f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Programa de Pós-Graduação em Formação Científica para Professores de Biologia, 2014. VILELA, C.A.; GIROTTO, K.G. A percepção dos alunos da 2a séria do ensino médio das escolas de Goiatuba-GO sobre os protozoários e suas respectivas doenças. Revista Eletrônica de Educação e Ciência (REEC) , v.5, n.1, p.41-54, 2015. VISSER, S. et al. Estudo da associação entre fatores socioambientais e prevalência de parasitose intestinal em área periférica da cidade de Manaus (AM, Brasil). Ciência & Saúde Coletiva. v.16, n.8, p.3481-3492, 2011. WHITE, N.J. Plasmodium knowlesi: the fifth human Malaria parasite. Clinical Infectious Diseases, v. 46, n.2, p. 172-173. 2008. WHO, World malaria report, November 2018. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/275867/9789241565653-eng.pdf?ua=1. Acesso em 01 de agosto de 2019pt_BR
Appears in Collections:Ensino de Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
888490.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.