Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11110
Especie: Dissertação
Título : Desenvolvimento de cartilha didática para o ensino de protozooses na educação básica
Otros títulos: Development of a didactic booklet for the teaching of protozooses in basic education
Autor(es)/Inventor(es): Aleixo, Eduardo da Costa Alves
Tutor: Cavalcanti, Danielle Pereira
Resumen: Os Protozoários pertencem ao Reino Protozoa, alguns são parasitas de diferentes organismos, inclusive do homem, causando doenças genericamente chamadas Protozooses. Embora o estudo destas doenças seja previsto no currículo básico do ensino médio, pesquisas indicam desempenho insuficiente dos estudantes sobre o assunto. A baixa qualidade do material didático e aulas excessivamente conteúdistas são consideradas as principais causas para este quadro. No presente trabalho foram produzidas cinco cartilhas didáticas sobre as principais protozooses humanas: Malária, leishmanioses, toxoplasmose, amebíase e doença de Chagas, com especial ênfase nas formas de transmissão, sintomas e profilaxia destas doenças. A funcionalidade das cartilhas didáticas na aprendizagem dos estudantes foi testada em quatro turmas do ensino médio da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, através da construção de mapas conceituais. A análise estatística mostrou que as cartilhas sobre toxoplasmose e malária contribuíram de maneira significativa na aprendizagem dos alunos, aumentando seu desempenho na construção dos mapas conceituais. A cartilha sobre leishmanioses colaborou para a melhoria do desempenho dos estudantes, mas não de maneira estatisticamente significativa. Na turma espelho, que utilizou a cartilha sobre amebíase, não houve diferença significativa entre os mapas conceituais feitos a partir do uso isolado da cartilha e feitos após aula expositiva padrão, corroborando o eficiente desempenho da cartilha na retenção de conhecimento pelos estudantes. Os resultados deste trabalho abrem a perspectiva de que outros conteúdos de Biologia possam ser abordados com a mesma metodologia, fornecendo mais uma ferramenta de auxílio ao professor dentro de sala de aula.
Resumen: Protozoans belong to the Protozoa Kingdom and some of them are parasites of different organisms, including humans, causing diseases generically called Protozoosis. Although the study of these diseases is provided in the curriculum of basic education, research indicates insufficient student performance on this topic. The low quality of the didactic material and excessively full of content classes are considered the main causes contributing to this situation. In the present work, five didactic booklets were produced about five main human Protozoosis: Malaria, leishmaniosis, toxoplasmosis, amoebiasis and Chagas disease, with special emphasis on source of infection, symptoms and prophylaxis of these diseases. The functionality of didactic booklets in the students‟ learning was tested in four high school classes of Rio de Janeiro state, through the construction of conceptual maps. Statistical analysis showed that the booklets about toxoplasmosis and malaria contributed significantly to the students' learning, increasing their performance in the construction of conceptual maps. The leishmaniosis booklet contributed to increase students‟ performance, but not in a statistically significant way. In the mirror group, which used the amoebiasis booklet, there was no significant difference between the conceptual maps made after the isolated use of the booklet and made after the standard expositive class, corroborating the efficient performance of the booklet in knowledge retention by students. The results of this work give us the perspective that other Biology content can be approached with the same methodology, providing one more aid tool to the teacher in the classroom.
Materia: Protozoários
Protozoa
Ensino médio
High school
Mapa conceitual
Conceptual map
Materia CNPq: Protozoologia de parasitos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Unidade de producción: Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 28-ago-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALEIXO, Eduardo da Costa Alves. Desenvolvimento de cartilha didática para o ensino de protozooses na educação básica. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.
Aparece en las colecciones: Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
888490.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.