Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11115
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Guilherme Zozimo Teixeira
Orientador: Soares, Maria Luisa Ramos de Oliveira
Resumo: O registro fotográfico tem raiz profunda no cotidiano contemporâneo. Enquanto enfrentamos o excesso de registros informacionais com grande preocupação, temos através da história da fotografia dezenas de formas de registro sensíveis. Considerando aqui o desenvolvimento de processos fotográficos nos últimos 140 anos, é necessário pensar num custódio com um pé no futuro e outro no passado, e nesse contexto que o conservador-restaurador de material fotográfico é elemento chave. Polímata, este profissional precisa de um arcabouço teórico-prático extenso para observar o objeto em sua complexidade - objeto, registro e símbolo -, as dinâmicas referentes à sua permanência - caracterizado pela práxis da Conservação - e compreender o seu passado - consciente de estar sobre os ombros de gigantes.
Palavras-chave: Fotografia
Conservação - restauração
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Nov-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DIAS, Guilherme Zozimo Teixeira. O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Conservação e Restauração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GZTDias.pdf504.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.