Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11180
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O trabalho doméstico no Brasil: uma análise interseccional e materialista a partir das perspectivas de raça, gênero e classe
Author(s)/Inventor(s): Cunha, Giulia Valente de Lacerda
Advisor: Silva, Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da
Co-advisor: Coelho, Bruna da Penha de Mendonça
Abstract: O presente trabalho busca analisar de forma crítica e sob o viés sociológico materialista, as questões interseccionais atreladas ao trabalho doméstico, assim como um detalhamento do conceito de interseccionalidade, com foco principal no que tange a raça, gênero e classe, além disso, a forma de reconhecimento da mão de obra feminina e negra. A partir disso se pretende discorrer sobre a interseccionalidade e seus desdobramentos, bem como a evolução do trabalho doméstico no Brasil, traçando uma rota histórica desde a escravidão, o período pósabolição, até criação da Lei Complementar n.150/2015, a qual atualmente regula o trabalho doméstico. Ainda, este trabalho busca mostrar como tem funcionado a organização sindical e o exercício de direitos para as empregadas domésticas na atual conjuntura, mostrando a recente criação do aplicativo Laudelina. Faz-se necessária a análise de tal forma de trabalho, pois com a evolução histórica e social do trabalho, têm-se observado o crescimento do empoderamento feminino e negro no âmbito laboral.
Keywords: Trabalho
Interseccionalidade
Doméstico
Raça
Gênero
Classe
Labour
Intersectionality
Domestic
Breed
Gender
Class
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CUNHA, Giulia Valente de Lacerda. O trabalho doméstico no Brasil: uma análise interseccional e materialista a partir das perspectivas de raça, gênero e classe. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GVLCunha.pdf370,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.