Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11305
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Benetti, Liliane | - |
dc.contributor.author | Almeida, Cleiton França de | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-11T14:27:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:48Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Cleiton França de. O carnavalismo e outras histórias. 2019. 171 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11305 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Carnaval | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Narração | pt_BR |
dc.title | O carnavalismo e outras histórias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5052653060172927 | pt_BR |
dc.description.resumo | Construído e organizado como livro de narrativas, O Carnavalismo e outras histórias é um trabalho de conclusão de curso de bacharelado em Artes Visuais - Escultura que discorre sobre possibilidades de entendimento do carnaval como linguagem possível na materialização de trabalhos no campo da arte contemporânea. Com o objetivo de narrar a pesquisa que desenvolvi na graduação, relatos pessoais, reflexões teóricas e discursos imagéticos são costurados ao longo do desenvolvimento em uma trama adereçada com filosofias plurais junto a espelhos e paetês. Conceitos de Walter Benjamin, Suely Rolnik, Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino formam a base para o desenvolvimento da pesquisa que absorve em seus caminhos pensamentos teóricos e práticos de diversos autores e artistas. O trajeto é compreendido como elaboração de cartografia sentimental e carnavalista, por onde as experiências do corpo são matéria-viva para a composição de narrativas materializadas em esculturas, objetos, fotografias, instalações, performances e demais mídias; e que não se pretendem fixas e definitivas, mas que estão abertas ao inacabamento e ao contínuo movimento por encruzilhadas de saberes. De caráter fragmentário, os capítulos ‒ ora de palavras, ora de imagens ‒ desenvolvem o entendimento do carnaval como linguagem e, a partir disso, contam sobre a experiência religiosa que desenvolvo com o “Carnaval” e sobre outros desdobramentos que se dão ao pensar as questões da sociedade ao nosso redor. Ao final, propõe-se que há múltiplos caminhos possíveis para a continuação dessa cartografia constituída por trapos entrecruzados e que outras histórias hão de ser contadas. A ruína é, assim, o emergir de uma nova apoteose carnavalística. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Visuais - Escultura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CFAlmeida.pdf | 3.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.