Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11328
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação Greenfields do potencial para mineralizações cupríferas da área da Serra do Prata, Monte Alegre de Goiás
Autor(es)/Inventor(es): Wermelinger, Julyanna
Tutor: Correa Neto, Atlas Vasconcelos
Tutor : Soares, Mariana Brando
Tutor: Brandão, Felipe José Villela
Resumen: Com o objetivo de avaliar o potencial da área da Serra do Prata, em Monte Alegre de Goiás, para mineralizações cupríferas, foram compilados dados geológico e geoquímico, trabalhados no software ioGAS principalmente por meio do método de Principal Component Analysis (PCA). Para isso, foram caracterizadas as litologias da Fm. Arraias, Gp. Araí, região Setentrional externa da Faixa Brasília. Dentre estas estão, as rochas do vulcanismo bimodal sin-rifte Araí, conhecidas como Membro Buracão, com idade associada à granitogênese da Suíte Pedra Branca (1,77 Ga). Com o mapeamento da área, foram definidas três unidades de rochas: metavulcânicas ácidas (separadas em duas fácies, uma metavulcanoclásticas e a segunda porfirítica que pode ser encontrada tanto preservada quanto intemperizada), metavulcânicas intermediárias e metavulcânicas básicas. A associação dos dados de campo com a interpretação dos trends geoquímicos e reconhecimento de minerais por meio de microscopia (transmitida e refletida) de lâminas delgadas permite a identificação de pelo menos dois fatores controladores do enriquecimento em Cu. O primeiro, litológico, é relacionado à composição das rochas encaixantes e o segundo está possivelmente relacionado a processos supergênicos responsáveis pela formação de malaquita. Este último é contraposto, ou estatisticamente inversamente proporcional ao enriquecimento de Sn observado em rochas de protólito semelhante em regiões adjacentes à área de estudo. Desta forma, os resultados do presente trabalho potencialmente evidenciam a existência de uma nova frente de exploração na região de Monte Alegre de Goiás, que anteriormente era conhecida para apenas por suas mineralizações estaníferas.
Materia: Faixa Brasília
Formação Arraias
Cobre
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
WERMELINGER, J.pdf4.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.