Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11371
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, José Roberto Franco | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Fernando Marx da Silva Figueira | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-18T18:52:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Fernando Marx da Silva Figueira. Os desafios do ensino jurídico na Faculdade Nacional de Direito: o ponto de vista dos professores sobre a carreira docente. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11371 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Multiplicidade de tarefas | pt_BR |
dc.subject | Autonomia pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades da docência | pt_BR |
dc.subject | Remuneração | pt_BR |
dc.subject | Realização profissional | pt_BR |
dc.subject | Multiplicity of tasks | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical autonomy | pt_BR |
dc.subject | Teaching difficulties | pt_BR |
dc.subject | Remuneration | pt_BR |
dc.subject | Professional achievement | pt_BR |
dc.title | Os desafios do ensino jurídico na Faculdade Nacional de Direito: o ponto de vista dos professores sobre a carreira docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9379352762102363 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo dedica-se a analisar a representação que os docentes da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro têm a respeito da carreira docente no âmbito do magistério superior federal. A intenção é compreender como esses professores lidam com as diversas facetas da carreira: ensino, pesquisa, extensão e cargos administrativos. Uma vez consolidados os pilares teóricos do estudo, foi feita uma pesquisa empírica com a técnica de entrevistas semi-diretivas. Por meio das narrativas dos entrevistados e da literatura especializada, foram estabelecidas cinco categorias de análise através das quais a temática foi aprofundada: multiplicidade de tarefas da carreira docente, autonomia pedagógica, dificuldades da docência com relação à estrutura da FND, remuneração e realização profissional. Ao final, foi feita uma reflexão a respeito das dificuldades e aprendizados da pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FMSFRodrigues.pdf | 376.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.