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dc.contributor.advisorXavier, José Roberto Franco-
dc.contributor.authorRodrigues, Fernando Marx da Silva Figueira-
dc.date.accessioned2020-02-18T18:52:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:51Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Fernando Marx da Silva Figueira. Os desafios do ensino jurídico na Faculdade Nacional de Direito: o ponto de vista dos professores sobre a carreira docente. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11371-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultiplicidade de tarefaspt_BR
dc.subjectAutonomia pedagógicapt_BR
dc.subjectDificuldades da docênciapt_BR
dc.subjectRemuneraçãopt_BR
dc.subjectRealização profissionalpt_BR
dc.subjectMultiplicity of taskspt_BR
dc.subjectPedagogical autonomypt_BR
dc.subjectTeaching difficultiespt_BR
dc.subjectRemunerationpt_BR
dc.subjectProfessional achievementpt_BR
dc.titleOs desafios do ensino jurídico na Faculdade Nacional de Direito: o ponto de vista dos professores sobre a carreira docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9379352762102363pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo dedica-se a analisar a representação que os docentes da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro têm a respeito da carreira docente no âmbito do magistério superior federal. A intenção é compreender como esses professores lidam com as diversas facetas da carreira: ensino, pesquisa, extensão e cargos administrativos. Uma vez consolidados os pilares teóricos do estudo, foi feita uma pesquisa empírica com a técnica de entrevistas semi-diretivas. Por meio das narrativas dos entrevistados e da literatura especializada, foram estabelecidas cinco categorias de análise através das quais a temática foi aprofundada: multiplicidade de tarefas da carreira docente, autonomia pedagógica, dificuldades da docência com relação à estrutura da FND, remuneração e realização profissional. Ao final, foi feita uma reflexão a respeito das dificuldades e aprendizados da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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