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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O ensino jurídico e a pesquisa empírica: um estudo de caso de uma disciplina de pesquisa na graduação
Author(s)/Inventor(s): Sacramento, Fabiano Ramos de Moras
Advisor: Xavier, José Roberto Franco
Abstract: Concepções teóricas sobre o direito afetam as considerações metodológicas acerca da pesquisa empírica em âmbito jurídico. Contudo, a substancialização de definições teórico-dogmáticas, ao limitar as discussões sobre o que estaria compreendido como direito, pode sobrepor a liberdade e a fluidez das possibilidades metodológicas. Com essa preocupação, a disciplina obrigatória de Métodos e Técnicas da Pesquisa Sócio-Jurídica, da Faculdade Nacional de Direito, requer que alunos e alunas realizem pesquisa empírica, permitindo que se agrupem livremente para escolha de uma temática a ser investigada. Nesse trabalho, apresentaremos as principais questões mobilizadas no processo de pesquisa realizado nessa disciplina com o propósito de compreender como os trabalhos elaborados pelos alunos compreendem a categoria “jurídico”. Através de observações, entrevistas e análise de documentos, será apresentado que o conjunto das temáticas conhecidas indica uma tendência ao pessimismo quanto ao direito, que é acessado através de uma ênfase dada ao poder judiciário e às leis estabelecidas.
Keywords: Ensino jurídico
Etnografia jurídica
Pesquisa empírica
Legal education
Legal ethnography
Empirical research
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::ANTROPOLOGIA JURIDICA
Department : Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SACRAMENTO, Fabiano Ramos de Moras. O ensino jurídico e a pesquisa empírica: um estudo de caso de uma disciplina de pesquisa na graduação. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
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