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http://hdl.handle.net/11422/11391
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Araújo Neto, Waldmir Nascimento de | - |
dc.contributor.author | Souza, Natália Neves de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-02T14:03:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11391 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Comunicação social | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Ensino e autismo: vínculos de atenção compartilhada em atividades com uso de material audiovisual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9680606890109378 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martinhon, Priscila Tamiasso | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0907008554946779 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Abreu, Rozana Gomes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8401907110049381 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os transtornos do espectro autista (TEA) são distúrbios do desenvolvimento neurológico caracterizados pela dificuldade de interação e comunicação social, padrões repetitivos de comportamento, além de diferenças no desenvolvimento intelectual. O diagnóstico, apesar de não ser bem definido, começa na infância e, na maioria das crianças, a causa é desconhecida, mesmo que, em alguns casos, existam evidências de um componente genético. No presente trabalho, retornaremos à relação entre autismo e o potencial do audiovisual para a dinamização de situações que evocam vínculos de atenção compartilhada, característica fulcral na socialização. A abordagem em questão utiliza vídeos em sala de aula e posiciona o professor como responsável pela matriz sonora em todos eles. A metodologia considera a utilização de técnicas de organização de registros para delimitar os atos de fala, gestos e outras manifestações que evoquem situações com vínculos de atenção compartilhada. Neste sentindo, o professor manipula a interação verbal e utiliza a função gestual associada à fala (indexicalidade) como forma de estimular a interação. De acordo com a literatura, não existe unidade nos processos de percepção ou visualização, ao contrário, todos eles pertencem à alteridade. Com relação à inserção de autistas no ambiente escolar regular, estamos cientes de que há um desafio muito grande a ser explorado, tendo em vista, por exemplo, que há pouca ou nenhuma discussão na formação inicial dos professores. Um questionamento que nos cabe é se estamos, verdadeiramente, promovendo inclusão ou se por falta de meios estamos deslocando esses sujeitos mais ainda da sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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