Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11391
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ensino e autismo: vínculos de atenção compartilhada em atividades com uso de material audiovisual
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Natália Neves de
Orientador: Araújo Neto, Waldmir Nascimento de
Resumo: Os transtornos do espectro autista (TEA) são distúrbios do desenvolvimento neurológico caracterizados pela dificuldade de interação e comunicação social, padrões repetitivos de comportamento, além de diferenças no desenvolvimento intelectual. O diagnóstico, apesar de não ser bem definido, começa na infância e, na maioria das crianças, a causa é desconhecida, mesmo que, em alguns casos, existam evidências de um componente genético. No presente trabalho, retornaremos à relação entre autismo e o potencial do audiovisual para a dinamização de situações que evocam vínculos de atenção compartilhada, característica fulcral na socialização. A abordagem em questão utiliza vídeos em sala de aula e posiciona o professor como responsável pela matriz sonora em todos eles. A metodologia considera a utilização de técnicas de organização de registros para delimitar os atos de fala, gestos e outras manifestações que evoquem situações com vínculos de atenção compartilhada. Neste sentindo, o professor manipula a interação verbal e utiliza a função gestual associada à fala (indexicalidade) como forma de estimular a interação. De acordo com a literatura, não existe unidade nos processos de percepção ou visualização, ao contrário, todos eles pertencem à alteridade. Com relação à inserção de autistas no ambiente escolar regular, estamos cientes de que há um desafio muito grande a ser explorado, tendo em vista, por exemplo, que há pouca ou nenhuma discussão na formação inicial dos professores. Um questionamento que nos cabe é se estamos, verdadeiramente, promovendo inclusão ou se por falta de meios estamos deslocando esses sujeitos mais ainda da sociedade.
Palavras-chave: Ensino de química
Comunicação social
Autismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Ago-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natália Neves de Souza.pdf425.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.