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dc.contributor.advisorMiguez, Marcelo Gomes-
dc.contributor.authorRezende, Osvaldo Moura-
dc.date.accessioned2020-03-05T13:56:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:53Z-
dc.date.issued2018-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11407-
dc.description.abstractUrban flooding is still, in many cases, treated as a straight consequence of excess rainfall, without considering the watershed functioning as an interdependent system and its interfaces with the development of the territory occupation. The traditional approach implies continuous localized and corrective interventions, post-events, requiring increasingly large investments for the implementation of structures able to accommodate the increased runoff generated by urbanization, with consequent disturbances to the urban area already installed. These efforts have not prevented floods from continuing to cause major damage worldwide, indicating the need for a change in stormwater management strategy from a simple cost-benefit analysis of structural flood control measures to a risk management approach applied to a stormwater management plan, with residual risk internalization, regarding uncertainties inherent in flooding process, such as climate change and urban development. The present research applies flood risk management to analyze the efficiency of urban drainage interventions as an essential tool for territory planning and urban resilience evaluation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManejo Sustentável de Águas Pluviaispt_BR
dc.subjectMedidas de Controle de Inundações Distribuídaspt_BR
dc.subjectGestão do Risco de Inundaçõespt_BR
dc.titleAnálise quantitativa da resiliência a inundações para o planejamento urbano: caso da Bacia do Canal do Mangue do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeQuantitative analysis of flood resilience for urban planning: case of the Canal do Mangue in Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3622226693741021pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2037101650756694pt_BR
dc.contributor.referee1Britto, Ana Lúcia Nogueira de Paiva-
dc.contributor.referee2Nascimento, Nilo de Oliveira-
dc.contributor.referee3Magalhães, Paulo Canedo de-
dc.contributor.referee4La Rovere, Emilio Lèbre-
dc.description.resumoO problema das enchentes urbanas ainda é, em muitos casos, tratado como uma consequência direta do excesso de chuva, sem considerar o funcionamento da bacia hidrográfica como um sistema interdependente e sem considerar as suas interfaces com o próprio desenvolvimento da ocupação do território. A abordagem tradicional implica em continuadas intervenções localizadas e corretivas, pós-eventos, exigindo investimentos cada vez maiores para implantação de estruturas capazes de comportar o aumento de vazões gerado pela urbanização, com consequentes transtornos para a própria área urbana já instalada. Esses esforços não evitaram que inundações continuem a provocar grandes prejuízos em todo o mundo, indicando a necessidade de uma mudança na estratégia de manejo das águas pluviais, passando de uma análise custo-benefício simplificada das obras estruturais de controle de enchentes para uma abordagem de gerenciamento do risco aplicado a um plano de manejo de águas pluviais, com a internalização do risco residual, considerando as diversas incertezas inerentes ao processo de formação das cheias, como as mudanças climáticas e o próprio desenvolvimento urbano. A presente pesquisa aplica o gerenciamento de risco de inundações para análise da eficiência de projetos como ferramenta essencial para o planejamento do território e avaliação da resiliência urbana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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