Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11426
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Aplicabilidade de adesivo alternativo para reparos de rasgos utilizando o sistema fio a fio de Winfried Heiber
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Adelaide de Jesus Fernandes
Tutor: Carvalho, Humberto Farias de
Resumen: O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma pesquisa que utiliza, como alternativa, o adesivo à base de cianoacrilato para o tratamento de reparo de rasgos, utilizando a técnica do método fio a fio, desenvolvido por Winfried Heiber. O reparo de um rasgo numa pintura com suporte têxtil é de vital importância e, para alcançar esse objetivo, o método fio a fio tem sido usado por vários restauradores. A busca por novos materiais, entre eles, os adesivos, pode vir a encontrar nos cianoacrilatos um material promissor para a área de Conservação-Restauração e mais especificamente para o reparo de rasgos. Por existir pouca literatura sobre o tema abordado, buscou-se desenvolver um trabalho utilizando fontes primárias na forma de entrevistas com conservadores-restauradores, no Rio de Janeiro, através das quais se obtiveram depoimentos de experiências e opiniões sobre o assunto. Nas pesquisas, verificou-se que a utilização do cianoacrilato vem de longa data, com aplicação em várias áreas, como na Medicina, Veterinária e Odontologia. No trabalho prático, foi utilizado o adesivo cianoacrilato no reparo de rasgos em uma pintura de grandes dimensões, pertencente ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC, no Rio de Janeiro. Constatou-se, através da prática do método fio a fio, que o adesivo cianoacrilato apresenta os requisitos necessários, mas ainda é carente de estudos mais aprofundados que comprovem a sua adequação para ampla utilização no campo da Conservação e Restauração de bens móveis.
Materia: Conservação e restauração
Suporte têxtil
Adesivos
Cianoacrilato
Método fio a fio
Reparo de rasgos
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERREIRA, Adelaide de Jesus Fernandes. Aplicabilidade de adesivo alternativo para reparos de rasgos utilizando o sistema fio a fio de Winfried Heiber. 2018. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Conservação e Restauração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AJFFerreira.pdf3.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.