Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11431
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cleópatra VII: questões de gênero e sobrevivência das imagens no Brasil dos séculos XX e XXI
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Jéssica de Moraes
Orientador: Bartholomeu, Cezar Tadeu
Resumo: A presente pesquisa investiga a recepção do imaginário de Cleópatra VII (51-30 A.E.C.) a partir de produções fílmicas sobre a rainha e do discurso sobre gênero no Brasil dos séculos XX e XXI. O estudo parte da análise dos discursos sobre Cleópatra com base na propaganda romana de Otávio; em ilustrações neoclássicas inglesas e norte-americanas do livro de William Shakespeare - que apesar de não serem produções brasileiras, a construção dos discursos orientalistas desse período também vão reverberar no Brasil; de filmes que tiveram impacto no cenário nacional e ajudaram a construir (ou reproduzir) a iconicidade de Cleópatra ("Cleópatra" de 1917; "Cleópatra" de 1963 e "Cleópatra" de 2007); e de matérias de revistas e jornais brasileiros dos anos 60 (revistas cariocas: "O Cruzeiro" e "Mundo Ilustrado" e jornais cariocas e pernambucanos: "Última Hora", "Correio da Manhã", "Diário de Pernambuco","Intervalo" e "Jornal dos Sports") e de 2007 (jornais paulistas e cariocas: "Folha de São Paulo" e "O Globo"). Através da análise destes objetos artísticos, documentos jornalísticos e produções fílmicas, atrelada ao estudo de textos historiográficos sobre Cleópatra, são levantadas questões para se pensar a mitificação da rainha na cultura ocidental através do arquétipo de mulher má e sedutora. Além disso, são traçados possíveis paralelos com outras governantes egípcias (Nefertiti e Hatshepsut).
Palavras-chave: Orientalismo
Otávio
Imagens
Cleópatra
Sobrevivência
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Jéssica. Cleópatra VII: questões de gênero e sobrevivência das imagens no Brasil dos séculos XX e XXI. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMSilva.pdf2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.