Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11450
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMartins, Tatiana da Costa-
dc.contributor.authorLima, Raissa Souza de-
dc.date.accessioned2020-03-10T14:44:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, Raissa Souza de. Museu de Arte do Rio diálogo de (re)construção sobre a cidade: entre gentrificação e acessibilidade. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11450-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectGentrificaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleMuseu de Arte do Rio diálogo de (re)construção sobre a cidade: entre gentrificação e acessibilidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0950860379522727pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo relata a investigação sobre como a acessibilidade pode contribuir para os ambientes museológicos e culturais, tendo como objeto o Museu de Arte do Rio. Essa pesquisa passa por questões sociais sobre a cidade do Rio de Janeiro, considerando suas questões de gentrificação que aconteceram nas épocas da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Para fazer as considerações, leva-se em conta a Legislação Internacional e Nacional, além dos conceitos sobre acessibilidade e construção de um espaço social. O caminho metodológico consiste em um levantamento de referências bibliográficas de especialistas nas áreas de acessibilidade, cidade, espaço e museu, onde se busca integrar essas temáticas e assim construir um diálogo. Este trabalho apresentará uma entrevista com o funcionário Thyago Bruno Rodrigues Pessanha Correa, que exerce a função de Educador de Projeto do MAR que serviu como base para a justificativa dos dados apresentados sobre a presença de público do museu e seu andamento ao longo dos anos, apresentando assim uma possibilidade para os museus, que se associarem a programas de acessibilidade, além de estarem contribuindo para a sociedade, também estão garantindo sua própria visibilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: História da Arte

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSLima.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.