Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/11450
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Tatiana da Costa | - |
dc.contributor.author | Lima, Raissa Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T14:44:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:54Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Raissa Souza de. Museu de Arte do Rio diálogo de (re)construção sobre a cidade: entre gentrificação e acessibilidade. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11450 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Gentrificação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Museu de Arte do Rio diálogo de (re)construção sobre a cidade: entre gentrificação e acessibilidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0950860379522727 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo relata a investigação sobre como a acessibilidade pode contribuir para os ambientes museológicos e culturais, tendo como objeto o Museu de Arte do Rio. Essa pesquisa passa por questões sociais sobre a cidade do Rio de Janeiro, considerando suas questões de gentrificação que aconteceram nas épocas da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Para fazer as considerações, leva-se em conta a Legislação Internacional e Nacional, além dos conceitos sobre acessibilidade e construção de um espaço social. O caminho metodológico consiste em um levantamento de referências bibliográficas de especialistas nas áreas de acessibilidade, cidade, espaço e museu, onde se busca integrar essas temáticas e assim construir um diálogo. Este trabalho apresentará uma entrevista com o funcionário Thyago Bruno Rodrigues Pessanha Correa, que exerce a função de Educador de Projeto do MAR que serviu como base para a justificativa dos dados apresentados sobre a presença de público do museu e seu andamento ao longo dos anos, apresentando assim uma possibilidade para os museus, que se associarem a programas de acessibilidade, além de estarem contribuindo para a sociedade, também estão garantindo sua própria visibilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | História da Arte |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSLima.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.