Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11450
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Museu de Arte do Rio diálogo de (re)construção sobre a cidade: entre gentrificação e acessibilidade
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Raissa Souza de
Orientador: Martins, Tatiana da Costa
Resumo: O presente estudo relata a investigação sobre como a acessibilidade pode contribuir para os ambientes museológicos e culturais, tendo como objeto o Museu de Arte do Rio. Essa pesquisa passa por questões sociais sobre a cidade do Rio de Janeiro, considerando suas questões de gentrificação que aconteceram nas épocas da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Para fazer as considerações, leva-se em conta a Legislação Internacional e Nacional, além dos conceitos sobre acessibilidade e construção de um espaço social. O caminho metodológico consiste em um levantamento de referências bibliográficas de especialistas nas áreas de acessibilidade, cidade, espaço e museu, onde se busca integrar essas temáticas e assim construir um diálogo. Este trabalho apresentará uma entrevista com o funcionário Thyago Bruno Rodrigues Pessanha Correa, que exerce a função de Educador de Projeto do MAR que serviu como base para a justificativa dos dados apresentados sobre a presença de público do museu e seu andamento ao longo dos anos, apresentando assim uma possibilidade para os museus, que se associarem a programas de acessibilidade, além de estarem contribuindo para a sociedade, também estão garantindo sua própria visibilidade.
Palavras-chave: Acessibilidade
Museu
Sociedade
Gentrificação
Inclusão
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Raissa Souza de. Museu de Arte do Rio diálogo de (re)construção sobre a cidade: entre gentrificação e acessibilidade. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSLima.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.