Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11452
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Um estudo sobre os mecanismos de concorrência da linguagem Go
Autor(es)/Inventor(es): Soares, João Luis da Silva Guio
Tutor: Rossetto, Silvana
Resumen: Este estudo explora a linguagem Go e seus mecanismos para programação concorrente. Apresenta-se uma visão geral da linguagem, destacando os recursos de concorrência oferecidos por ela. Soluções de problemas clássicos de concorrência e de padrões de computação distribuída são propostos e analisados, mostrando o uso dos diversos recursos providos por Go. As soluções apresentadas demonstram a simplificação de código por meio das abstrações oferecidas pela linguagem e pelo modelo de concorrência baseado em trocas de mensagens via canais de comunicação. Avalia-se também a possibilidade e dificuldades de estender a linguagem para oferecer uma implementação generalizada de corrotinas, usando como referência uma implementação na linguagem Lua. Por fim, apresentamos uma análise simplificada do desempenho do Go, comparando os tempos de execução de um algoritmo de multiplicação de matrizes entre duas soluções: uma desenvolvida em Go, e outra em C++. A linguagem C++ obteve desempenho superior a Go.
Materia: Concorrência
Go (Linguagem de programação)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::LINGUAGEM FORMAIS E AUTOMATOS
Unidade de producción: Instituto de Computação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 28-ago-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JLSGSoares.pdf654.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.