Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11458
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Contaminação por metais pesados em Santo Amaro da Purificação: um caso de racismo ambiental
Autor(es)/Inventor(es): Azevedo, Nathalie Rodrigues Pontes
Orientador: Schütz, Gabriel Eduardo
Resumo: Em 1960, instalou-se em Santo Amaro da Purificação a Plumbum Mineração e Metalúrgica Ltda. Ao decorrer das atividades da Plumbum, a população apresentou um quadro de adoecimento causado pela poluição química por metais pesados, como chumbo, cobre, zinco e cádmio. Muitos estudos foram realizados ao longo desses anos, no entanto, poucos fizeram menção aos determinantes sociais que caracterizam a população santamarense. Foi realizado um levantamento bibliográfico em diferentes plataformas virtuais de ensino e pesquisa, busca em blogues, sites e redes sociais, a fim de realizar uma análise documental. Ao analisar os impactos causados pela poluição na saúde das pessoas sob a perspectiva do Racismo Ambiental foi alcançado o entendimento de que as ações do governo tem se mostrado insuficientes na garantia de direitos, visto que, ao mesmo tempo que buscam reduzir os impactos na saúde da população com ações (tardias) de vigilância em saúde, são incessantes os projetos desenvolvimentistas que ignoram as possibilidades de provocar adoecimento, descumprindo as normas de preservação ambiental e direitos humanos.
Palavras-chave: Poluição ambiental
Metais pesados
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Abr-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AZEVEDO, Nathalie Rodrigues Pontes. Contaminação por metais pesados em Santo Amaro da Purificação: um caso de Racismo Ambiental. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NRPAZEVEDO.pdf274.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.