Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11464
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Vila Residencial da Ilha do Fundão
Autor(es)/Inventor(es): Albuquerque, Thamiris Augusto
Tutor: Vasconcellos, Virginia Maria Nogueira de
Resumen: Este trabalho apresenta o Projeto Paisagístico da Vila Residencial da Ilha do Fundão. Ele visa melhorar a qualidade de vida da popu lação com o aumento de áreas verdes, áreas de lazer, áreas de esporte e áreas de passagem, a fim de resgatar o equilíbrio ambiental e proporcionar mais harmonia e diversão ao cenário da Vila de forma adaptada aos fatores socioeconômicos dos moradores. A partir do estudo de observação do espaço trabalhado, como a Praça Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, a Igreja da praça, as edificações, as ruas, os caminhos e acessos não edificados, verificaram se muitos espaços cimentados e falta de vegetação arbórea, q ue tem um papel preponderante na atenuação da radiação solar incidente o que prejudica o conforto térmico do local. Além disso, os residentes da Vila que freqüentam a praça, que é o principal meio de lazer, são afetados pelos transportes que circulam ao se u redor dando origem a uma área perigosa e movimentada. O local também dispõe de dois campos de futebol pouco conservados. Para tanto, o projeto foi ampliado de maneira a formar três setores: área de lazer, esportiva e de mangue. Esses setores foram amplam ente arborizados com espécies arbóreas oriundas da Mata Atlântica em sua maioria. As áreas de lazer reúnem uma nova praça e outra restaurada com novos fluxos e poucos movimentos de carros. As áreas esportivas são compostas por uma academia da terceira idad e, quadra poliesportiva e a quadra de futebol que foi mantida. Por último, a área de mangue foi incorporada por vegetação adequada a ambientes de restinga, formando um espaço de amortecimento para a população não adentrar a área de preservação ambiental. A demais, 60% dos setores foram preparados com saibro por fornecer permeabilidade e ter baixo custo de manutenção. Com este projeto, espera se que, não só os residentes da Vila Residencial da Ilha do Fundão como outros residentes da Ilha, consigam aproveitar esses novos espaços criados e reformados. O trabalho representa fielmente suas necessidades: que os mesmos descubram um novo local de descanso e distração, proporcionando a interação social e a interação do ser humano com o meio ambiente.
Materia: Projeto paisagístico
Vila Residencial
Arborização
Ilha do Fundão
Lazer
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALBUQUERQUE, Thamiris Augusto. Vila Residencial da Ilha do Fundão. 2019. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Paisagística) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Composição Paisagística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TAAlbuquerque.pdf3.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.