Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTacuchian, Maria de Fatima Granja-
dc.contributor.authorHigino, Sarah-
dc.date.accessioned2020-03-12T19:20:37Z-
dc.date.available2020-03-14T03:00:16Z-
dc.date.issued1994-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11475-
dc.description.abstractThe paper analyses the Martins de Oliveira music learning method through the practice of the school band, the chorus and the orchestra ( embryo). To start, the musical movement in Volta Redonda is discussed from the appearange of music bands and the role taken by the Fundação Educacional de Volta Redonda Concert Band, as the core for this learning method. The different method stages and the aims are presented, and the results are checked using the impressions of students and fellow teachers. Finally, it is demonstrated that this method of music learning acts on the child individual and social formation helping him or her integrating with the family and the social group.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBanda de músicapt_BR
dc.subjectTécnica musicalpt_BR
dc.subjectInstrumentos musicaispt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.titleBanda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4707880197954515pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1695460128525721pt_BR
dc.description.resumoO estudo analisa o método de musicalização Martins de Oliveira, aplicado na rede municipal de ensino de Volta Redonda, através da prática de banda escolar, prática coral e orquestra sinfônica (embrião). Inicialmente, discute-se o movimento musical de Volta Redonda, a partir do surgimento das bandas de música, e o papel assumido pela Banda de Concerto da Fundação Educacional de Volta Redonda, como cerne deste método de ensino. Apresenta-se as diferentes etapas do método, seus objetivos e avalia-se os resultados, utilizando-se de alunos e professores. Finalmente, procura-se demonstrar que o processo de musicalização em questão, atua na formação individual e social do educando, auxiliando-o na integração com a família e a comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
619201.pdf7,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.