Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11475
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tacuchian, Maria de Fatima Granja | - |
dc.contributor.author | Higino, Sarah | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T19:20:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:55Z | - |
dc.date.issued | 1994-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11475 | - |
dc.description.abstract | The paper analyses the Martins de Oliveira music learning method through the practice of the school band, the chorus and the orchestra ( embryo). To start, the musical movement in Volta Redonda is discussed from the appearange of music bands and the role taken by the Fundação Educacional de Volta Redonda Concert Band, as the core for this learning method. The different method stages and the aims are presented, and the results are checked using the impressions of students and fellow teachers. Finally, it is demonstrated that this method of music learning acts on the child individual and social formation helping him or her integrating with the family and the social group. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Banda de música | pt_BR |
dc.subject | Técnica musical | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.title | Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4707880197954515 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1695460128525721 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo analisa o método de musicalização Martins de Oliveira, aplicado na rede municipal de ensino de Volta Redonda, através da prática de banda escolar, prática coral e orquestra sinfônica (embrião). Inicialmente, discute-se o movimento musical de Volta Redonda, a partir do surgimento das bandas de música, e o papel assumido pela Banda de Concerto da Fundação Educacional de Volta Redonda, como cerne deste método de ensino. Apresenta-se as diferentes etapas do método, seus objetivos e avalia-se os resultados, utilizando-se de alunos e professores. Finalmente, procura-se demonstrar que o processo de musicalização em questão, atua na formação individual e social do educando, auxiliando-o na integração com a família e a comunidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
619201.pdf | 7.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.