Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1147
Tipo: Patente
Título: Processo para despolimerização de politereftalatos provenientes de materiais recicláveis, misturas de polióis baseadas no poliéster-éter obtido no processo de despolimerização e processo para produção de espumas rígidas de poliuretana a partir da dita mistura
Depositante/Titular: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Tabak, David
Lima, Denise Maria Menezes de
Resumo: Politereftalatos, especialmente o poli (tereftalato de etileno) proveniente de garrafas descartáveis de refrigerante foi despolimerizado por glicólise com poliéteres oligoméricos comerciais à base de poli (óxidos de etileno ou propileno), cujos índices de hidroxilas variaram entre 110 e 750. O referido processo consiste na adição do PET moído na faixa granulométrica de 1-3 mm, do poliéter polioi, de uma catalisador - o acetato de zinco - e de um diluente, preferencialmente o tolueno, o qual é removido por destilação após um refluxo de 30 minutos. Ao mesmo tempo é promovida a elevação da temperatura de meio reacional até 190-240ºC, a qual é mantida por um período de 6 horas. O poliéster-éter obtido na despolimerização foi usado no preparo de uma mistura de polióis, em proporções inferiores a 50% em peso, sendo empregado como poliol principal o poliéter DESMOPHEN 4034B/BR. Os demais componentes da mistura são a água, TEGOSTAB 4804B, a dimetil-ciclohexilamina, o fosfato de tricloroetila e o CFC-11. Esta mistura de polióis foi empregada em um processo de produção de espumas rígidas de poliuretana, no qual o poliisocianato é, preferencialmente, um MDI polimérico. As espumas obtidas a partir da referida mistura de polióis apresentaram propriedades isolantes comparáveis às de uma formulação comercial.
Palavras-chave: Despolimerização
Politereftalatos
Materiais recicláveis
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano
Data de depósito: 19-Dez-1995
Data de publicação: 23-Dez-1997
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Número de Patente: PI 9505948-2 B1
Aparece nas coleções:Patentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PI_95059482A.pdf501.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.