Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11482
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo de técnicas para melhoria dos resultados de obras de infraestrutura mediante a adaptação e aplicação do sistema Toyota de produção (Lean Production)
Autor(es)/Inventor(es): Barros, Laura Monteiro de Castro
Orientador: Santos, Jorge dos
Resumo: A indústria da construção civil vem enfrentando graves problemas devido à falhas na produção, no planejamento e controle das obras, no gerenciamento de projetos e na desorganização do ambiente de trabalho. Tudo isso associado a um momento de crescimento econômico, onde a demanda por obras com qualidade e preço está cada vez maior, está gerando resultados complicados para o setor. Na tentativa de entender essa situação e melhorar as condições do setor, foi desenvolvido um estudo do método produtivo desenvolvido por Taiishi Ohno na Toyota, que ficou conhecido como Sistema Toyota de Produção ou Lean Production. Este trabalho tem como objetivo, além de estudar as ideias do Lean Production, expor as peculiaridades inerentes ao setor da construção pesada no Brasil e tentar adaptar os conceitos desenvolvidos para a indústria automobilística no Japão para as frentes de produção de obras de infraestrutura. Para permitir avaliar os efeitos do Lean Production em construções, foi desenvolvido um estudo de caso em uma obra de infraestrutura localizada no norte do país, aonde esses conceitos foram aplicados e os resultados obtidos estão expostos no presente trabalho. Foram obtidos resultados excelentes, com aumento da produtividade, melhoria das condições de trabalho e do comprometimento dos funcionários.
Palavras-chave: Manufatura enxuta
Administração da produção
Otimização
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10008586.pdf2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.