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http://hdl.handle.net/11422/11496
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Projeto integrado de sistema propulsivo com requisito de tração estática |
Autor(es)/Inventor(es): | Cândido, Igor Sousa |
Orientador: | Pinto, Luiz Antonio Vaz |
Resumo: | O desenvolvimento do trabalho é dado através de estudo da redução do custo da tripulação, tentativas de redução da potência instalada através da redução do volume da embarcação e análise de regressão linear, conceitos para otimização do binômio motor x hélice e estudo de caso para verificar a viabilidade ou não da redução da potência a bordo, mantendo a mesma capacidade de Bollard Pull. A análise do resultado obtido será comparado às formulações usualmente utilizadas por projetistas para cálculos do Bollard Pull e potência instalada, uma vez que a proposta do trabalho não é partir destas equações para redução da potência, mas sim utilizar os conceitos empregados para a determinação do sistema propulsivo através das curvas, kt, kq e J, determinação das eficiências do casco e consequentes cálculos de potências requerida e disponível. Espera-se assim, suscitar a discussão sobre a utilização dos métodos para determinação da potência a bordo par rebocadores e também analisar outras interfaces do projeto, tais como tripulação, automação que podem fazer do rebocador mais rentável operacionalmente. |
Palavras-chave: | Sistema de propulsão Custo operacional |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::ANALISE DE SISTEMAS PROPULSORES |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Set-2012 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval e Oceânica |
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